CABO FRIO – Grupamento de Ronda Escolar inicia atividades em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Além das rondas, agentes da Guarda Municipal vão atuar com palestras nas escolas do município

 

A Secretaria de Educação de Cabo Frio, na manhã desta sexta-feira (12), recebeu membros do Grupamento de Ronda Escolar Preventiva e Ostensiva (GREPO) para traçar as primeiras estratégias para atuação do grupo em unidades escolares. Estiveram presentes o Secretário de Educação, Claudio Leitão, a Secretária-Adjunta Denize Alvarenga, a Assessora Técnica do setor de Tecnologia da Informação, Nayara Silva e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Douglas Ribeiro, Adriana Correa, Taiany Goulart e Daiane Freixo.

O Grepo busca atuar inicialmente em três vertentes, aliando palestras, ronda escolar e monitoramento por meio de aplicativo. O projeto é coordenado pelo diretor de Ensino e Instrução da Guarda Civil, Emmanoel Mattos, e já começa a atuar no próximo sábado (13) em atividade de contação de histórias na Escola Municipal Manoel Mendes, às 7h, no Bairro São Cristóvão.

O Ciclo de Palestras acontecerá nas escolas a partir de demanda e solicitação das unidades escolares, e abordará temas como Meio Ambiente, Violência Doméstica, Trânsito e Uso de Drogas. A Ronda Escolar será realizada em todas as escolas municipais, em ciclos de 4 meses, com atuação de viatura e Guardas Civis Municipais. A Seme também atuará com o desenvolvimento de aplicativo para aparelhos celulares, que possibilitará o monitoramento das escolas e a solicitação de atuação de patrulhamento nas unidades escolares.

Segundo o agente da Guarda Municipal, Douglas Ribeiro, o objetivo do projeto é diminuir a distância de diálogo entre sociedade e poder público. “O primeiro passo é estabelecer contato, garantindo a presença e relação da Guarda Municipal com a população, para aproximar a sociedade do poder público. Estaremos à disposição das escolas sempre que formos solicitados”, informou.

Para o Secretário de Educação, Claudio Leitão, é fundamental garantir a segurança de alunos e profissionais da educação nas escolas. “Este é um projeto que pode colaborar para aumentar a sensação de segurança nas unidades escolares, dando mais tranquilidade para os profissionais e para a comunidade escolar em geral”, concluiu.

Lei foi aprovada no início de abril

A criação de um Grupamento de Ronda Escolar Preventiva e Ostensiva (GREPO) na Guarda Municipal de Cabo Frio, foi aprovada na Câmara de Vereadores, no dia 4 de abril. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Guilherme Aarão (PPS), foi aprovado por unanimidade.

Fonte – Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *