CABO FRIO – Homenagem à Yemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes na Praia do Forte

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Ato religioso ocorreu no domingo (2) no Canto do Forte

 

Cerca de 150 pessoas participaram, neste domingo (2), da homenagem à Yemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana Ilê Ase Parque São Jorge, Ilê Ase Olufon Deiy e Tenda Umbanda Caboclo Sultão das Matas, da Umbanda e da Igreja Católica Brasileira de São Jorge no Canto do Forte. A comemoração completou 15 anos.

O ato religioso teve início com uma carreata que partiu do Ilê Ase Parque São Jorge contando com 17 carros. No local, os devotos fizeram oferendas durante a cerimônia religiosa com toque de Umbanda em louvor a Iemanjá. Os fiéis da Igreja Católica Brasileira celebraram Nossa senhora dos Navegantes com Missa. Às 17h30, o Sire de Candomblé encerrou as homenagens, com a saída do presente para ser entregue ao mar.

“O evento foi extremamente organizado, leve e muito religioso. Abraçamos todas as pessoas, independente do credo. Levamos nossa homenagem ao ponto turístico mais famoso da cidade a comemoração dos 15 anos da nossa festa a Iemanjá. Agradecemos a Prefeitura, a Coordenadoria, e empresas parceiras pela magnífica estrutura que nos proporcionaram”, comentou André Luís Matias um dos organizadores do evento e Otun Ase do Ilê Ase Parque São Jorge.

 

 

Durante o evento, o público presente pode conhecer mais sobre o aspecto cultural e histórico que envolvem a tradição religiosa. Entre as atividades afoxé, samba de roda, jongo, apresentação de ritmos e danças do candomblé.

“As manifestações religiosas são parte da tradição cultural e religiosa do município. Esse ano a Prefeitura apoiou institucionalmente o evento através da Coordenadoria-Geral de Promoção da Igualdade Racial (Cogepir). O governo do prefeito Adriano Moreno se orgulha de trabalhar para que esses direitos sejam respeitados e valorizados”, comentou o secretário de Governo, Miguel Alencar.

 

Fonte Prefeitura de Cabo Frio


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *