Cabo Frio realiza 895 exames de mamografia na campanha Outubro Rosa

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Durante o período também foram realizadas diversas ações em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama e saúde da mulher 

Com um total de 895 exames de mamografias e 745 preventivos, a Prefeitura de Cabo Frio concluiu a campanha Outubro Rosa. Durante um mês, foram realizadas diversas ações voltadas à saúde da mulher e à conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. 

Na campanha, várias pacientes que passaram por exames clínicos das mamas receberam encaminhamento para realização de mamografia, diante do protocolo ou qualquer alteração no exame. 

Além disso, as unidades de saúde realizaram palestras de conscientização, prevenção e superação, entre outras atividades e serviços. As ações da campanha também aconteceram no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cabo Frio, que promoveram atividades, palestras, e realizaram ainda testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). 

O mês de outubro é conhecido mundialmente por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é celebrado desde os anos 1990 com objetivo de compartilhar informações sobre a doença e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade das mulheres em todo o mundo. 

“Nosso foco é conscientizar sobre a importância da prevenção. Por isso falamos sobre o câncer de mama e o do colo do útero, que são os que mais atingem nossas mulheres. A campanha acontece somente no mês de outubro, mas durante todo o ano a saúde cabo-friense está atendendo pacientes para realização dos exames e cuidados preventivos. Temos trabalhado com afinco para melhorar e ampliar o atendimento de forma preventiva na Atenção Básica”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes. 

Mesmo com o fim da campanha, as mulheres devem continuar buscando as Unidades de Saúde e mantendo os exames em dia. Para agendar, basta ir na Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) onde possui cadastro e realizar o agendamento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *