CABO FRIO – Saúde de Cabo Frio capacita multiplicadores para enfrentamento ao coronavírus

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

OMS decreta pandemia e Secretaria de Estado do Rio publica medidas preventivas contra o Covid-19

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio capacitou nesta quinta (12) profissionais de saúde para que sejam multiplicadores de medidas de prevenção no enfrentamento ao coronavírus. A medida se deve à extensão que a doença vem alcançando, o que, inclusive, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse pandemia na tarde de quarta (11). A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) também publicou ações preventivas no Diário Oficial. Até o momento, o estado possui 88 casos suspeitos e 13 confirmados.

De acordo do o Departamento de Saúde Coletiva, as unidades de urgência e emergência foram capacitadas para fluxo de organograma, acolhimento de pacientes e notificação. Segundo o decreto estadual, entre as medidas que poderão ser adotadas em casos suspeitos o documento prevê isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver.

Por outro lado, a SES confirmou o primeiro caso de transmissão local de coronavírus, o que passou o estado para o nível 1 do Plano de Contingência, que “prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual”.

O paciente é um homem, de 72 anos, da cidade do Rio de Janeiro. A esposa dele, de 68 anos, também testou positivo para a doença. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam quadro de saúde estável.

Assim, a organização de resposta do plano de contingência da SES está estruturada da seguinte forma:

– Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
– Nível de Ativação 1 – Transmissão autóctone de Coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
– Nível de Ativação 2 – Transmissão sustentada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
– Nível de Ativação 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no Nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. E, ainda, quando a rede de atendimento definida for incapaz de atender à demanda. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
– Utilizar álcool em gel nas mãos

O que fazer em caso de suspeita
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
– Cubra o rosto com máscara cirúrgica
– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
– Siga as orientações dos profissionais de saúde
– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

Fonte Prefeitura de Cabo Frio





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *