CABO FRIO – UNESA realiza atividades psicomotoras com as crianças atendidas da LBV

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

A Legião da Boa Vontade (LBV), na cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos do RJ, colabora por meio de seus programas socioeducativos, para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda do município.

Em ambiente descontraído e favorável ao convívio social, moradores dos bairros Manoel Correa, São Cristóvão, Parque Burle, Jardim Caiçara, Guarani, Praia do Siqueira e de outras comunidades participam de diversas ações, a exemplo do Criança: Futuro no Presente!, Jovem: Futuro no Presente!, Capacitação e Inclusão Produtiva e Vida Plena.

Para atender cada vez melhor na saúde preventiva dos atendidos do programa Criança: Futuro no Presente!, a LBV estabeleceu uma parceria com o Curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá (UNESA), onde os alunos realizam o Projeto de Psicomotricidade, supervisionado pela professora de fisioterapia, Luana Martins. Nesse projeto, os estagiários da UNESA fazem a avaliação das crianças quanto ao desenvolvimento motor e a intervenção da fisioterapia.

A professora Luana Martins detalha o projeto: “a parceria com a LBV já existe há mais de cinco anos. Os alunos do curso de Fisioterapia, o estágio é obrigatório. E fechamos essa parceria com a LBV para que o aluno possa ter um local de aprendizado. A LBV oferece esse espaço. O trabalho que realizamos na Instituição é com psicomotricidade. Fazemos um trabalho com baixa complexidade com as crianças, voltado para a prevenção e promoção de saúde, onde utilizamos a bateria psicomotora do autor Rosa Neto, para avaliar a idade cronológica dessa criança. Depois na avaliação (anamenese, testes clínicos da motricidade fina entre outros), é calculado o resultado e entramos com a intervenção no tratamento fisioterapêutico. Esse tratamento é realizado, independentemente se a criança apresenta ou não o déficit. Quando ela apresenta alguma deficiência também é trabalhado especificamente. Dentro da psicomotricidade, nós fazemos a avaliação da motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal e rapidez, organização espacial, a linguagem e organização temporal também. Nós seguimos o autor Rosa Neto porque ele trabalha com faixa etária, de acordo com a idade cronológica. Nosso olhar é clínico, se tiver alguma alteração que comprometa a marcha, a gente analisa também. No final, a gente monta o relatório de cada criança, durante a avaliação, se apresentar algum problema a mais, a gente a encaminha para uma fisioterapia ou assistente social.”

A respeito do sucesso da parceria com a LBV, a fisioterapeuta declara: “ na LBV, o atendimento é para crianças de 6 a 11 anos, e fazemos a avaliação de acordo com a idade de cada criança. A parceria tem tudo para dar certo, temos um resultado positivo com essas crianças, tanto as que apresentam alguma deficiência quanto as que não têm. Oferecemos também para o aluno, um aprendizado diferenciado, um trabalho em equipe, onde colocamos tudo que ele aprende em sala de aula, na psicomotricidade na LBV. Para o aluno é de grande valia pois coloca em prática o que aprende em sala de aula. A LBV está sempre de portas abertas para que possamos fazer essas pesquisas. Espero que essa parceria continue pois é de grande valia”, pontuou.

 

 

Fonte – Assessoria de Marketing e Comunicação da LBV – RJ

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *