CARNAVAL 2019 – CARNALDEIA 2019 É ENCERRADO COM MUITA ALEGRIA E IRREVERÊNCIA

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Carnaval de São Pedro da Aldeia foi sucesso em mais uma edição realizada. Com uma programação variada e para todas as idades, a folia terminou nesta terça-feira (5) com muita euforia e diversão. A festa contou com shows, blocos de rua, matinê, atividades culturais e mais atrações. O agito no Centro da cidade ficou por conta do grupo Tambores Urbanos, que animou a multidão no palco em frente à Praça Agenor Santos. O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa e a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves acompanharam toda a festa.

A alegria da terça de folia começou nos bairros. A festa dos blocos de arrastão passou pela Praia da Pitória, com os tradicionais Piranhas do Porto e Ipê; e na Praia do Sudoeste, com o Império do Boqueirão. Fechando os festejos nos bairros, o Poeira na Pomba levou irreverência ao Baixo Grande. Na edição de 2019, 22 blocos percorreram as ruas levando a tradição foliã a diversos locais.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa fez um balanço do CarnAldeia 2019, após cinco dias de festa.

“Esse Carnaval foi possível pois contamos com um trabalho árduo de muitas equipes. Agradeço às secretarias que se empenharam para que essa festa saísse como o esperado e levasse alegria aos foliões aldeenses. Foram dias de ruas lotadas com pessoas querendo se divertir, tivemos uma festa tranquila e sem maiores problemas. Mais uma vez São Pedro da Aldeia provou que é uma cidade que promove um Carnaval da família, da paz e para todos. Para quem esteve nos visitando, esperamos poder recebê-los novamente em outras ocasiões”, disse Thiago.

No Centro, o tradicional Bloco dos Bonecões relembrou figuras aldeenses históricas. O bloco arrastou centenas de foliões ao som de marchinhas, sambas e músicas populares. Entre os homenageados estiveram Zezé Temporão, Lema, Luiz Santos, Antonio Garcia, Jancerino, Rubinho, Décio Coroa, Coraci, Nilda, Brasa, Borrachinha, Mirtes e Badu. No largo da Praça da Matriz, as crianças tiveram um espaço dedicado a festa dos mini-foliões. Com pinturas de rosto, fantasias, foto maluca, brincadeiras e muito mais, o espaço da matinê foi um Carnaval a parte.

Moradora de São João de Meriti, a professora Carmem Célia parabenizou a cidade e avaliou o carnaval aldeense.

“É a primeira vez que saio do Rio de Janeiro para curtir o Carnaval. Nesse ano eu e minha família queríamos um lugar mais tranquilo e decidimos vir para São Pedro da Aldeia. Fiquei surpresa por ser uma cidade que valoriza o Carnaval e recebe os turistas bem, estão de parabéns. Aproveitamos todos esses dias e com certeza vamos voltar outras vezes”, disse a professora que veio para a cidade com o marido e os netos.

O grupo Tambores Urbanos, principal atração da noite, sacudiu milhares de pessoas com uma forte percussão e diversos sucessos consagrados em todo o Brasil. Entre os hits, o público curtiu “Jenifer”, do cantor Gabriel Diniz; “Tempo de Alegria”, de Ivete Sangalo; “Tic nervoso”, do grupo Harmonia do Samba; “Solteiro de novo”, de Wesley Safadão; “Não deixo não”, de Mano Walter; “Meu Abrigo”, de Melim; “Várias Novinhas”, de Léo Santana; “Pé na areia”, de Diogo Nogueira; “Som do Tambor”, de Ferrugem; “Caranguejo”, do Babado Novo; “Pais e Filhos”, do Legião Urbana, entre outras. No fim da apresentação, o grupo convidou o cantor aldeense Davizinho para uma participação especial. O jovem viralizou na internet após gravar um vídeo cantando a música “Fulminante”, um dos grandes sucessos do cantor Mumuzinho.

O vocalista do grupo, Danilo Costa, falou sobre a primeira apresentação em São Pedro da Aldeia.

“Para o Tambores Urbanos é um prazer encerrar o Carnaval de São Pedro da Aldeia, é uma confiança dada e uma grande responsabilidade que nós buscamos abraçar. Estamos nessa cidade para fazer a festa. Agradeço a toda Prefeitura de São Pedro da Aldeia, pela oportunidade que nos foi dada”, disse.

O cantor explicou ainda o significado do nome dado ao grupo. “Nosso nome vem do fato de tocarmos muitos tambores e urbano pois não tínhamos uma sede, tocávamos na rua. Já existimos há 10 anos e agora temos uma sede, estamos tirando crianças da rua, para fazer um projeto bom e mostrar coisas melhores do que a criminalidade pode a oferecer”, explicou.

Visando a segurança e bem-estar dos foliões, a Prefeitura montou um esquema logístico com a participação de diversas secretarias. Durante todo o Carnaval as equipes da Guarda Municipal e Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização de Posturas estiveram de plantão. Os moradores e turistas também tiveram à disposição, para atendimentos, a tenda da secretaria de Saúde, além da identificação de menores, feita pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do SOS Crianças. O esquema operacional montado pela secretaria de Segurança e Ordem Pública contou também com o apoio da Polícia Militar e baseamentos estratégicos.

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macedo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *