Bloco Carnavalesco da Saúde Mental sairá da sede dos CAPs às 9h. Objetivo do bloco é apresentar a “loucura” como uma maneira de existir.
Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Profeta Gentileza, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, vai realizar um desfile de Carnaval com os pacientes.
O bloco sairá do CAPs, que fica na rua Nossa Senhora de Fátima, n° 123, no Centro, em direção à Praça Edila Pinheiro. O retorno é previsto para 11h.
Segundo o Programa de Saúde Mental, a ideia de criar o bloco partiu dos próprios pacientes. O tema deste ano também foi escolhido por eles e recebeu o nome de “Livre, Leve, Loucos…”.
“Os pacientes falavam ‘poxa, porque a gente não pode brincar carnaval, fazer um bloco nosso e convidar a população para desfilar com a gente?’. Eles sentiram a necessidade de se expressarem no Carnaval. E não queriam uma atividade que fosse terapêutica, como em oficinas, mas algo mesmo para se divertirem”, contou João Luiz Moura, psicólogo e coordenador do programa.
O desfile vai contar com trio elétrico, samba-enredo próprio e participação da população.
De acordo com o programa, o bloco tem como objetivo apresentar a “loucura” como uma maneira de existir e ensinar que não há necessidade de prender, estigmatizar ou excluir as pessoas.
“O nosso propósito é desfazer o estigma social acerca do paciente de saúde mental, inserindo-os na sociedade e mostrando que é possível, sim, viver em sociedade com esses pacientes e que eles têm apenas uma maneira um pouco diferente de existir e que não se pode prendê-los ou excluí-los por isso, já que estão em acompanhamento profissional”, concluiu João Luiz.
Aprenda a letra da música
“Livre, leve, loucos…”
Letra: João Luiz , Profeta Gentileza (in memorian)
Não me prenda não
Me deixa voar
Em nome da razão tentam me excluir
Me ignorar
Mas estou aqui,
Ouçam minha voz
Esse é meu direito
Exijo respeito
Agora não sou um
Somos todos nós
Medo da loucura
É coisa da sua cabeça
Vem pra cá se atreva
Vem extravasar
Sou diferente de você
Mas somos iguais
Quebra todo preconceito
E o medo se desfaz
Sou maluco
Pra te amar
Louco pra te salvar
Gentileza gera gentileza,
Chega de tristeza
Livre, leve , loucos…
Vem comemorar”
Fonte G1/Inter TV