CARNAVAL 2020 – Bloco ‘Livre, leve, loucos…’ leva pacientes do CAPs às ruas de Iguaba Grande

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Bloco Carnavalesco da Saúde Mental sairá da sede dos CAPs às 9h. Objetivo do bloco é apresentar a “loucura” como uma maneira de existir.

 

Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Profeta Gentileza, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, vai realizar um desfile de Carnaval com os pacientes.

Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande, RJ, vai realizar bloco carnavalesco com o tema “Livre, Leves, Loucos…” — Foto: Divulgação/Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande

O bloco sairá do CAPs, que fica na rua Nossa Senhora de Fátima, n° 123, no Centro, em direção à Praça Edila Pinheiro. O retorno é previsto para 11h.

Segundo o Programa de Saúde Mental, a ideia de criar o bloco partiu dos próprios pacientes. O tema deste ano também foi escolhido por eles e recebeu o nome de “Livre, Leve, Loucos…”.

“Os pacientes falavam ‘poxa, porque a gente não pode brincar carnaval, fazer um bloco nosso e convidar a população para desfilar com a gente?’. Eles sentiram a necessidade de se expressarem no Carnaval. E não queriam uma atividade que fosse terapêutica, como em oficinas, mas algo mesmo para se divertirem”, contou João Luiz Moura, psicólogo e coordenador do programa.

Ensaio do Bloco Carnavalesco da Saúde Mental em Iguaba Grande, no RJ — Foto: Divulgação/Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande

O desfile vai contar com trio elétrico, samba-enredo próprio e participação da população.

De acordo com o programa, o bloco tem como objetivo apresentar a “loucura” como uma maneira de existir e ensinar que não há necessidade de prender, estigmatizar ou excluir as pessoas.

“O nosso propósito é desfazer o estigma social acerca do paciente de saúde mental, inserindo-os na sociedade e mostrando que é possível, sim, viver em sociedade com esses pacientes e que eles têm apenas uma maneira um pouco diferente de existir e que não se pode prendê-los ou excluí-los por isso, já que estão em acompanhamento profissional”, concluiu João Luiz.

Aprenda a letra da música

“Livre, leve, loucos…”

Letra: João Luiz , Profeta Gentileza (in memorian)

Não me prenda não

Me deixa voar

Em nome da razão tentam me excluir

Me ignorar

Mas estou aqui,

Ouçam minha voz

Esse é meu direito

Exijo respeito

Agora não sou um

Somos todos nós

Medo da loucura

É coisa da sua cabeça

Vem pra cá se atreva

Vem extravasar

Sou diferente de você

Mas somos iguais

Quebra todo preconceito

E o medo se desfaz

Sou maluco

Pra te amar

Louco pra te salvar

Gentileza gera gentileza,

Chega de tristeza

Livre, leve , loucos…

Vem comemorar”

Fonte G1/Inter TV





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *