Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia apresenta exposição de artesanato

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia apresenta exposição de artesanato

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A mostra “Mosaico Criativo”, assinada por Guaracy Rodrigues, tem inspiração na vida marinha 

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, inaugura, nesta quinta-feira (22), a exposição de artesanato “Mosaico Criativo”. Assinada pelo artesão Guaracy Rodrigues, a mostra reúne 42 peças criadas a partir de espelhos, vasos e suportes de madeira, tendo como inspiração a vida marinha. A abertura será marcada por uma live, às 18h, via página da Secretaria Adjunta de Cultura (facebook.com/culturapmspa). A visitação ao público será aberta a partir da sexta-feira (23), das 9h às 17h. A entrada é gratuita com restrição de até cinco pessoas por vez para evitar aglomerações. 

Os trabalhos são feitos com a técnica do mosaico decorativo e poderão ser conferidos de perto pelos visitantes – alguns deles também estarão à venda. As obras, em sua maioria, foram confeccionadas com conchas e pedras decorativas, e combinam uma diversidade de cores e figuras. 

“Ficamos muito felizes por receber mais uma exposição. Mais uma vez, a equipe da Secretaria de Cultura está se empenhando muito na montagem e preparação do espaço para receber os visitantes com muito carinho e responsabilidade, com o devido controle do acesso e adoção das medidas de prevenção à Covid-19. Para nós, é sempre motivo de orgulho ver essa Casa repleta de obras, assinadas pelos artistas e artesãos locais”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques. 

Este ano, o artesão faz sua estreia como expositor na Casa da Cultura aldeense. “Essa parceria com a Cultura é muito importante não só para mim, mas representa muito para todos aqueles que, como eu, dependem da sua arte para viver e gostariam de ter o seu artesanato valorizado”, disse. 

Inspiração 

Autodidata e morador do bairro Poço Fundo há sete anos, Guaracy Rodrigues também é adepto da prática do reaproveitamento de materiais. “Já fiz peças com tampões de mesa e pedaços de madeira que encontrei na rua e até com caixa de ovo. Eu utilizo qualquer material ao meu alcance. Minha criatividade surge de qualquer lugar, sou muito observador. Minha principal preocupação é sempre com o acabamento, que pode levar meses”, conta o carioca, que há 15 anos atua profissionalmente como artesão. 

Carro-chefe de sua produção, os espelhos estilizados são um dos grandes atrativos da exposição. Para a confecção das peças, o artesão busca inspiração no fundo do mar. É nas areias da Praia do Sol que o artesão costuma retirar sua principal matéria-prima: as conchas. No seu ateliê, em casa, elas passam por um processo de limpeza e secagem. “De todo o volume de conchas que eu pego, que a maré me traz, eu utilizo 30%. O resto volta para o mar”, ressalta. Vale lembrar que Guaracy também possui o registro de artesão junto do Governo Federal, que reconhece o trabalho com as conchas. 


Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *