Casa da Flor

CIDADES

Localizada em São Pedro da Aldeia. A casa da Flor é uma Obra-prima da arquitetura espontânea, construída por inspiração de sonhos e devaneios de um homem pobre, negro e semi-alfabetizado.  Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985), simples trabalhador nas salinas, filho de uma índia e de um ex-escravo africano. 

Desde criança, Gabriel, de temperamento artístico pronunciado, pressentia que teria que viver sozinho para dar vazão à sua grande criatividade. Já rapaz, em 1912, começou a construção de uma casa, próxima ao lar da família: pequena, de pé-direito baixo e três cômodos apenas – sala, quarto e depósito para guardar quinquilharias. Lentamente, à medida que ia conseguindo o material, foi erguendo a casa de pau-a-pique, utilizando também, pedras para o assoalho e algumas paredes. 

Sonhador, em 1923, enquanto dormia, a imagem de um enfeite que embelezava a sua casa. Que fazer ? Desistir do sonho, apagar da memória a visão tão bela que o inconsciente lhe trazia ? Como solucionar o problema de não ter recursos para comprar o material necessário, a fim de concretizar aquela visão ? Surgiu em sua mente uma idéia, que de tão bizarra fez com que muitos parentes e vizinhos passassem a olhá-lo com estranheza no início da tarefa a que se dedicou até morrer, 63 anos depois: usar o lixo abandonado nas estradinhas da região, garimpar nesses montes de detritos como cacos de cerâmica, de louça, de vidro, de ladrilhos e de toda uma série de objetos considerados imprestáveis para o uso, tais como velhos bibelôs, lâmpadas queimadas, conchas, pedrinhas, correntes, tampas de metal, manilhas, faróis de automóveis… Sabiamente, ele comentava que fez uma casa “do nada” .

Visão geral da casa

A casa da Flor está situada no bairro Parque do Estoril, antigo bairro do Vinhateiro, na Estrada dos Passageiros, 232.

Telefone (22) 2625-0719.

O responsável e zelador do monumento é Valdevir Soares dos Santos, sobrinho-neto do artista Gabriel. 


Fonte de Pesquisa – http://www.casadaflor.org.br/local.htm Site da Casa da Flor