CENTRO DE BENEFICIAMENTO PRIMÁRIO DA AROEIRA É INAUGURADO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os produtores rurais do Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus, vivenciaram um momento especial na terça-feira (22). Em solenidade que reuniu autoridades das esferas municipal, estadual e federal, foi entregue a autorização ambiental para o manejo da aroeira, a pimenta rosa, no local e realizada a inauguração do Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira. O trabalho pioneiro no Estado do Rio de Janeiro é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (EMATER-Rio), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a Secretaria Estadual de Agricultura.

Para o Vice-prefeito Mauro Lobo, o trabalho realizado é motivo de orgulho para os administradores da cidade e todos os cidadãos. “Para mim, a aroeira é o ouro da agricultura. Esse é um projeto piloto, acredito que será reconhecido internacionalmente, pois é uma planta que tem muito mercado na Europa e nos Estados Unidos. Fico muito feliz por São Pedro da Aldeia estar contribuindo com essa atividade, que vai beneficiar diversas famílias. Essa é mais uma conquista dentro do nosso objetivo de gerar trabalho e renda no município”, afirmou.

Compuseram a mesa de solenidade o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; o superintendente federal de Agricultura do MAPA, Gilberto Alencar; a presidente da EMATER-Rio, Stella Romanos; o gerente de Serviço Florestal do Inea, Flávio Valente; o analista de Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Paulo Ronan; a coordenadora técnica do Programa Rio Rural, Helga Hissa; o presidente da Associação dos Lavradores do Assentamento Ademar Moreira, Edimar Oliveira; o gerente do Banco do Brasil de São Pedro da Aldeia, Marcos André, e o secretário executivo do Programa Rio Rural, Nelson Teixeira.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, São Pedro da Aldeia conta com mais de 40 produtores, entre homens, mulheres e jovens, treinados e certificados para a realização do manejo e coleta da aroeira. “A gente vem trabalhando com o Assentamento Ademar Moreira já há bastante tempo, ajudando a associação na regulamentação e regularização da atividade. O próximo passo agora é a conquista de mercado dessa planta que, para nós, é uma esperança de futuro. Por isso, adotamos o slogan ‘Novos tempos, novos rumos’, estamos indo nesses novos tempos com a aroeira. Tivemos diversos parceiros diretos das ações que realizamos aqui, como o Senar, a EMATER, o MAPA, Incra, o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Federal do Rio de Janeiro, todas as Secretariais Municiais e empresas locais”, declarou.

A programação do dia teve início com um belo café da manhã, que ofereceu diversos alimentos produzidos com a pimenta rosa. Em seguida, foram entregues a autorização ambiental para manejo da aroeira e os certificados do curso de manejo e boas práticas da aroeira, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Após as explanações, as autoridades realizaram a inauguração do Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira.

Na ocasião, o superintendente federal de Agricultura do MAPA, Gilberto Alencar, parabenizou a todos os envolvidos na conquista. “Esse é o primeiro grupo que possui autorização do Inea para a coleta de aroeira no Estado do Rio de Janeiro. Foi por entender a necessidade desses produtores que nós, instituições, nos reunimos no GT-Aroeira, entre dificuldades e apertos, mas sempre nos apoiando. O trabalho feito aqui se tornou referência e, hoje, recebemos demandas de produtores de outras regiões, que querem replicar esse serviço em seus municípios”, disse.

A construção do Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira foi possível graças a liberação de recursos do Programa Estadual Rio Rural, que beneficiou o projeto coletivo do Assentamento Ademar Moreira. O projeto pioneiro com a pimenta rosa em São Pedro da Aldeia envolveu desde a elaboração do Plano de Manejo da coleta, a capacitação e certificação dos produtores, o beneficiamento e a comercialização do produto. O Plano aldeense é um marco para a legalização da atividade.

A presidente da EMATER-Rio, Stella Romanos, destacou a parceria com a Prefeitura da cidade. “Nós tivemos várias pessoas que acreditaram que esse projeto daria certo e agora esse sonho está se tornando realidade. Esse é o maior exemplo de que, quando a gente se une por aqueles que realmente trabalham, tudo dá certo. Agradeço muito o apoio e a parceria que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio do Dimas Tadeu e de todas as Secretarias Municipais, tem dado não só a esse projeto, mas a todo o trabalho da EMATER”, ressaltou.

A unidade de beneficiamento é composta por uma estufa para desidratação dos frutos e estrutura para pós-colheita. A atividade de extração da aroeira na reserva florestal existente no Assentamento Ademar Moreira é regida pelo Plano de Manejo Florestal Sustentável, pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e elaborado por meio de um trabalho integrado envolvendo Prefeitura, MAPA, Inea, EMATER-Rio, sindicato rural e a Associação dos Lavradores.

O gerente de Serviço Florestal do Inea, Flávio Valente, se mostrou satisfeito com a iniciativa. “Agradeço a oportunidade de participar desse evento. Sempre foi minha missão pessoal poder agregar conservação da natureza e geração de emprego e renda, isso é a materialização desse trabalho. Parabenizo os assentados, que nos deram espaço para mostrarmos que o Inea veio para ser parceiro, ajudar e incentivar. Esse é um projeto piloto, que pretendemos expandir para outros lugares do Estado”, falou.

Com o licenciamento ambiental junto ao Inea, os produtores rurais aldeenses terão a atividade legalizada, estruturada e com segurança jurídica, além da possibilidade de diversificar a produção com fins comerciais e potencializar a geração de renda das famílias envolvidas no serviço.

O presidente da Associação dos Lavradores, Edimar Oliveira, falou sobre o novo momento do Assentamento Ademar Moreira. “Esse evento hoje significa muito para nós, só estamos evoluindo com todo esse apoio e está sendo muito bom, inclusive para a nossa renda. A Secretaria de Agricultura vem nos ajudando, dando todo apoio, e a EMATER também está sempre presente”, destacou.

Vale ressaltar que São Pedro da Aldeia está concorrendo ao Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae/RJ, com o projeto “Aroeira – Novos tempos, novos rumos”, na categoria Inovação e Sustentabilidade. O prêmio é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que tenham implementado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Também prestigiaram o evento o secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto; a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques; a supervisora local da EMATER-Rio, Marília Grasiela Oliveira; a representante do MAPA, Ludmila Gaspar; o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande, Thiago Dutra; a pesquisadora Fabiana Ruas, a representante da Vigilância em Saúde, Ângela Del Rosário, e representantes do Sebrae/RJ.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa

Foto Renato Fulgoni


Publicidade:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *