Centro Educacional Missão de São Pedro – O Teatro como ferramenta educacional

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Centro Educacional Missão de São Pedro começa a resgatar o teatro educacional em suas atividades. O trabalho foi destaque por muitos anos quando São Pedro da Aldeia nem sonhava em ter seu Teatro Municipal. A contribuição cultural do Centro Educacional Missão de São Pedro foi reconhecida pela Câmara dos Vereadores que laureou o grupo de teatro Corpus Cênicos, montado com alunos, professores e familiares do Missão de São Pedro, com Moção de Aplausos. O grupo de teatro, com um histórico de várias montagens, se apresentou em festivais estudantis e em teatros da Região dos Lagos, sempre com o objetivo de formação de plateia.
Em maio, o Ator e Professor André Poubel, a convite da Diretora Inês de Oliveira Leite, que está à frente do Missão de São Pedro desde sua fundação, voltou ao Missão para resgatar tudo o que foi feito por ele no passado na área teatral. Num momento onde o Centro Educacional Missão de São Pedro comemora seus 50 anos de existência, a proposta é relembrar tudo o que foi construído no decorrer dos anos.

Da esquerda para a direita: Em pé, Rosane Quadros, Diogo Rodrigues, Beatriz Araujo. Sentados, Alexya Fernandes e Raquel Carvalho.

O primeiro desafio é trabalhar com os professores como forma de formação continuada e o trabalho já está dando bons frutos. A participação dos professores e alunos em montagens teatrais para apresentar aos pais e alunos, permite abordar assuntos do dia a dia de forma lúdica com objetivo de reflexão para todos.
Como parte das comemorações dos 50 anos do Centro Educacional Missão de São Pedro, o grupo de teatro Corpus Cênicos renasce com a remontagem da peça “A Ilha dos Meus Sonhos” que foi a primeira montagem feita por professores quando todo o trabalho com teatro começou. No dia 31 de outubro os professores Alexya Fernandes, Beatriz Araujo, Diogo Rodrigues, Raquel Carvalho e Rosane Quadros darão vida aos personagens do texto de Luna Brum e farão apresentação para os alunos na própria quadra do colégio. Professores atores? Atores professores? Não importa, o importante é o comprometimento e o diferencial na forma de educar e de formar cidadãos para o mundo.
Os alunos do Missão começam agora a oficina de teatro de onde surgirá o novo núcleo do Grupo de Teatro Corpus Cênicos, dirigido pelo Ator e Professor André Poubel, que conta com a parceria da Produtora Cultural e Secretária da escola, Sonia Maciel. Quem sabe, em um futuro próximo, o Missão de São Pedro não tenha o seu espaço cultural alternativo como já teve no passado. Vamos esperar para ver o que vem por aí?




Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *