Centro Especializado de Atendimento

Centro Especializado de Atendimento à Mulher Daiana Borges é inaugurado em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O espaço está localizado na Rua Antônio C. Mota, nº 72, Vila São Pedro. O prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito Júlio Queiroz e demais autoridades municipais participaram do evento

A quarta-feira (03/07) foi de muita emoção em São Pedro da Aldeia, com a inauguração do Centro Especializado em Atendimento à Mulher – CEAM Daiana Borges. A unidade busca acolher e promover acompanhamento psicológico, social e orientações jurídicas para mulheres em situação de emergência. O espaço está localizado na Rua Antônio C. Mota, nº 72, Vila São Pedro. O prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito Júlio Queiroz e demais autoridades municipais participaram do evento.

Foto: Cleydson Alan

A inauguração do CEAM de São Pedro da Aldeia representa um momento histórico para a cidade. O equipamento tem a função de ser um instrumento de prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher no município, buscando a promoção de direitos e o fortalecimento da cidadania. O espaço se chama CEAM Daiana Borges em homenagem à enfermeira e moradora da cidade que teve sua vida tirada em um ato violento. Seu caso foi o primeiro julgado em São Pedro da Aldeia, no ano de 2016, quando a lei que tipifica o feminicídio completava um ano, abrindo caminho para que todas as mulheres possam buscar amparo e serem acolhidas.

Fotos: Cleydson Alan

O prefeito Fábio do Pastel agradeceu ao público presente e ressaltou o trabalho que será realizado no espaço, ao saudar a equipe multiprofissional que compõe o CEAM. “Quero agradecer à Secretaria de Assistência Social, a Aline, e a todas as pessoas envolvidas. Fomos ver todos os espaços para instalar o Centro até escolhermos essa casa para ser a sede e, assim, dar o atendimento às mulheres com carinho e dignidade. Para nós, que estamos à frente da Prefeitura, é uma felicidade muito grande entregar esse espaço. Essa é uma casa acolhedora. O nosso compromisso é trabalhar sempre para a população”, afirmou.

A equipe multiprofissional do CEAM é formada por coordenação, assistente social, psicólogo, advogado, educadora, recepcionista e auxiliar de serviços gerais, além de contar com o apoio da Guarda Civil Municipal. A equipe que realizará o atendimento é formada por mulheres, visando promover a melhor acolhida, representatividade e identificação das usuárias do serviço.

Fotos: Cleydson Alan

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães, comentou a importância do equipamento para a cidade. “Este é um momento significativo para a nossa cidade. O CEAM simboliza um avanço na política voltada à mulher no município. O espaço oferece acolhimento, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica para mulheres em situação de violência, buscando romper esse ciclo que ela entra e muitas vezes não encontra esperança para poder sair dele. E o CEAM está aqui para além de uma instituição, para além de um assessoramento jurídico e de acolhimento. A gente avança mais nesse sentido porque a gente continua acompanhando essa mulher, dando a ela as ferramentas necessárias para conseguir entender que é possível sair e romper com esse ciclo de violência. O centro especializado atua como articulador de instituições e serviços governamentais e não governamentais, que acompanha a rede de atendimento sendo um ponto de acesso essencial para mulheres em situação de vulnerabilidade devido à violência”, declarou.

A secretária adjunta da pasta, Denise Campos, também falou ao público presente. Bastante emocionada, ela agradeceu as equipes que tornaram possível a inauguração do CEAM. “Agradecemos a todos os atores que estiveram envolvidos nesse trabalho, cada um ajudou um pouquinho, porque esse é um trabalho feito a muitas mãos. Então, o comprometimento, dedicação e sensibilidade são verdadeiramente inspiradores. Sabemos que o caminho não foi fácil, mas o resultado é motivo de orgulho e de esperança para todas as mulheres que serão beneficiadas por esse serviço. Esse espaço é um lugar de acolhimento, de orientação, empoderamento para todas as mulheres que o procurarem”, ressaltou.

Na oportunidade, o promotor de Justiça Felipe Moraes ressaltou o compromisso da gestão municipal na prevenção à violência contra a mulher. “Quando eu cheguei aqui, o município não tinha CEAM, não tinha grupo reflexivo dos homens agressores que violentam as mulheres e não tinha a Patrulha Maria da Penha. Eu vejo hoje todos esses serviços implementados no município. O CEAM é um grande ganho, inclusive para o resultado do meu trabalho. Muitas vezes me deparo com os processos que atuo aqui e muitas mulheres desistem de dar andamento aos processos, se recusam a comparecer, que inventam novas histórias para absolver os seus agressores. Acredito que o trabalho do Centro e da Patrulha será fundamental para fortalecer as mulheres, que muitas vezes não conseguem se socorrer nem dos seus próprios familiares, para conseguirem ter forças e levar os casos adiante”, disse.

O evento de inauguração do CEAM Daiana Borges contou com a presença de todo o secretariado municipal e do vice-prefeito Júlio Queiroz, além dos vereadores Márcio Soares e Mislene Conceição dos Santos e demais autoridades municipais. A família de Daiana Borges, a homenageada, também compareceu à inauguração. Estiveram presentes, ainda, a superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Giulia Luz, que representou a Secretaria Estadual da Mulher do Estado do Rio de Janeiro; a equipe do CEAM Cabo Frio, que atendia as mulheres aldeenses, a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) Cabo Frio, Aline Villas Boas; a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Cardinot e a equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia.

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner Muniz ganha concurso no SBT com fotografia inusitada de terno e gravata na praia, tomando água de coco
O resultado foi exibido nessa sexta-feira (19) ao vivo, e o Wagner …
RJ registra crescimento de quase 300% no número de pinguins resgatados nos últimos meses
Entre o mês de maio e o dia 19 de julho deste …
Polícia Militar Apreende Drogas e Prende Dois Suspeitos em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h08 na Rua Resende, no bairro Fluminense …
Polícia Militar Encontra 287 Tiras de Maconha em São Pedro da Aldeia
A ocorrência foi registrada às 18h10 na Rua Esperança, no bairro São …
Evento de Lançamento de “As Aventuras de Ana de Manzoque” é um Sucesso
A Casa de Cultura recebeu grande público, demonstrando o apoio da comunidade …
Vagas de emprego nas regiões dos Lagos, Metropolitana e Baixadas Litorâneas
Vagas podem ser consultadas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nos …
Mulher é encontrada morta com sinais de violência na Praia do Forte, em Cabo Frio
O corpo foi encaminhado para o IML da cidade, e a Polícia …
Lançamento do Livro “As Aventuras de Ana de Manzoque” de Tati Dantas
Publicado pela Aldeia Editora, o livro é a primeira obra infantil da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *