CIÊNCIA & FÉ – MILAGRES VIOLAM AS LEIS DA NATUREZA?

CIÊNCIA & FÉ – MILAGRES VIOLAM AS LEIS DA NATUREZA?

Ciência & Fé Colunistas

Antes de qualquer resposta cabe dizer a definição da palavra “milagre” e o conceito do termo “leis naturais”. Milagre é o ato ou acontecimento que é inexplicável pelas leis naturais. Já as leis naturais são as observações da constância na natureza, sejam elas de caráter físico, químico, biológico e até psicológicos. Sabendo disto, entende-se que as leis naturais são prescrições do que a ciência “descobriu” ser o comportamento da matéria ao nosso redor, a lei natural não dá início a um acontecimento, ela explica como a natureza acontece, não o porquê que acontece.

Por exemplo, a física nos explica que a gravidade é a força que atrai dois corpos, um em direção ao outro, na Terra a gravidade faz com que tudo o que estiver em queda livre (através da força gravitacional) este objeto será atraído para o solo, então, em todo tempo nós “violamos” essa lei natural quando agimos contra ela, um goleiro agarra uma bola ou quando há o lançamento de um foguete, entre outras ações que vemos e fazemos todos os dias. Porém essas ações não são consideradas milagres, pois ocorrem de forma corriqueira, então consideramos acontecimentos comuns e são explicáveis.

Já os milagres são acontecimentos inusitados, como quando Jesus transformou a água em vinho, ou quando Ele mandou o mar se acalmar e com Sua voz o mar se acalmou. No velho testamento vemos vários desses milagres acontecerem, o maná que descia do céu, Jonas quando foi engolido pelo grande peixe, entre outros milagres como quando Moisés foi usado em diversos momentos com diversas ações “inexplicáveis” da natureza.

Na verdade milagres do ponto de vista humano são fatos sobrenaturais, porque não conseguimos explicar com o entendimento da ciência como eles ocorrem já para Deus que é o Criador de toda a natureza esse “sobrenatural” é tão natural quanto qualquer outra ação da natureza, por exemplo, em João 9:1-10:21 conta sobre o milagre do cego de nascença feito por Jesus Cristo, é uma ação sobrenatural aos olhos humanos, já para Deus é um acontecimento natural, por ser Ele um Ser infinito que criou o próprio ser humano, e essa naturalidade para Deus equivale ao desabrochas das flores, aumento do nível do mar, gravidade etc.

Para quem crê em Deus como Criador, toda a existência já é um milagre, pois a existência das leis naturais já é um mistério, não temos capacidade de explicar através da ciência o porque do comportamento da natureza ou de onde como surgiu esses comportamentos, e até conseguimos fazer cálculos, estatística e previsões sobre possíveis mudanças futuras, mas não garantias que elas acontecerão.

Sendo assim, para Deus os milagres não violam as leis naturais, para Ele a natureza e seu comportamento servem para que Sua glória seja exposta e visível aos homens, como diz em Salmos 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Nós nos admiramos com a grandeza de Seus feitos e nos deslumbramos com tua glória resplandecendo através da natureza pois somos verdadeiros milagres da natureza.

Por Gabrielle A. Moreira / Engenheira ambiental


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *