COMANDO DA FORÇA AERONAVAL COMEMORA O CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA NESTA SEXTA (26)

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Será realizado, no dia 26 de agosto, às 10h, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, o evento alusivo ao CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA. A data é comemorada no dia 23 de agosto.
Na Cerimônia Militar, presidida pelo COMANDANTE DA MARINHA, ALMIRANTE DE ESQUADRA EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, haverá desfile da Companhia de Honra e demonstrações aéreas das aeronaves da Aviação Naval.

Centenário da Aviação Naval
Foto Renato Cosme Fulgoni

Na ocasião, também estarão presentes o COMANDANTE DE OPERAÇÕES NAVAIS, ALMIRANTE DE ESQUADRA SERGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS, o COMANDANTE EM CHEFE DA ESQUADRA, VICE-ALMIRANTE CELSO LUIZ NAZARETH e o COMANDANTE DA FORÇA AERONAVAL, O CONTRA-ALMIRANTE SÉRGIO NATHAN MARINHO GOLDSTEIN, além de diversas autoridades civis e militares.
O evento contará ainda, com entrega de Diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados além dos lançamentos de medalha, selo e livro comemorativos ao Centenário da Aviação Naval.
Participarão também, alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, de São Pedro da Aldeia, e de militares da reserva que ajudaram a escrever a história da Aviação da Marinha do Brasil.
COMANDO DA FORÇA AERONAVAL

Sediada em São Pedro da Aldeia, o Comando da Força Aeronaval coordena as atividades de dez Organizações Militares (OM) diretamente subordinadas, sendo seis operativas e quatro de apoio. Os cinco esquadrões de helicópteros e o esquadrão de aviões compõem o setor operativo da Força. No setor de apoio encontram-se a Base Aérea Naval, o Centro de Instrução e Adestramento, o Centro de Intendência e a Policlínica Naval.
Para o cumprimento de sua missão, que é assegurar o apoio aéreo adequado às Operações Navais, a fim de contribuir para a condição de pleno e pronto emprego do Poder Naval, onde e quando for necessário, a Força Aeronaval desenvolve e executa três tarefas distintas:
– formação de todo pessoal aeronavegante;
– adestramento dos esquadrões operativos subordinados; e
– apoio logístico, no que tange à manutenção de seus meios aéreos.
CEM ANOS DE HISTÓRIA
Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
Seu lema: “No Ar, os Homens do Mar !”.

“REGIÃO DOS LAGOS, MORADA DA AVIAÇÃO NAVAL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *