Prefeitura de Macaé

Comércio tem horário de funcionamento estendido a partir desta segunda em Macaé

CIDADES MACAÉ REGIÃO DOS LAGOS

Estabelecimentos poderão funcionar até as 18h. Novo decreto foi publicado na última sexta-feira (25), e também estabelece regras para o funcionamento de cursos.

A Prefeitura de Macaé (RJ) estendeu o horário para funcionamento do comércio na cidade. A medida, publicada em decreto na última sexta-feira (25), permite que os estabelecimentos funcionem de 10h às 18h, a partir desta segunda-feira (28).

Prefeitura de Macaé

Até então, o comércio estava autorizado a funcionar de 10h às 16h.

De acordo com a Prefeitura, entre os fatores levados em consideração para a liberação de mais duas horas de expediente do comércio estão: o estágio de zona verde que o município entrou na última semana, que é a zona considerada de risco baixo de contaminação pela Covid-19; e o significativo número de casos já confirmados que, segundo o município, não acarretaram sobrecarga na rede pública de saúde, tendo em vista o número de leitos atualmente disponíveis e a demanda atual relativamente baixa da rede hospitalar da cidade.

Confira os segmentos do comércio abrangidos pela medida:

  • lojas de materiais de construção;
  • lojas de materiais de informática;
  • borracharias, oficinas mecânicas, comércio de autopeças, motopeças, lojas e oficinas de bicicletas;
  • óticas;
  • salões de cabeleireiro e barbearias;
  • operadoras de planos de saúde;
  • lojas de utilidades domésticas;
  • papelarias;
  • lojas de artigos de pesca;
  • lojas de roupas com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte;
  • chaveiros e armarinhos;
  • lojas de calçados;
  • lojas de móveis e eletrodomésticos;
  • comércio de rua.

Cursos

O novo decreto publicado pela Prefeitura de Macaé também autoriza a reabertura dos cursos profissionalizantes e extracurriculares no horário das 10h às 20h, desde que sejam cumpridas todas as regras de distanciamento social e higienização previstas nos decretos municipais que estão em vigor.

Entre elas está a necessidade de todos os alunos apresentarem teste de Covid-19 com resultado negativo para frequentar as aulas.

Também é obrigatório que funcionários, colaboradores, sócios e proprietários desses estabelecimentos também tenham resultado negativo ao teste para detecção de anticorpos de coronavírus.

Os locais terão que seguir os critérios estabelecidos pelo decreto e serão inspecionados ao longo da semana pela Coordenadoria Especial de Posturas e pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária.

Seguem suspensas

Apesar de cursos estarem liberados para funcionar, as aulas na rede municipal de ensino pública e privada, incluindo as instituições de ensino superior, seguem suspensas, pelos menos pelos próximos sete dias.

Ainda de acordo com a Prefeitura, permanecem suspensas também por mais sete dias as atividades laborais em Macaé, nos âmbitos público e privado, a exceção das já autorizadas à retomada.

A prorrogação de prazo se estende aos servidores públicos municipais idosos com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças oncológicas e/ou autoimunes.

Casos de Covid-19 em Macaé

De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, divulgado neste domingo (27), Macaé tem 7.512 casos confirmados da Covid-19, sendo 5.436 por testes sorológicos e 2.076 por teste RT-PCR (swab). A cidade contabiliza 145 óbitos pelo novo coronavírus.

Atá o domingo, a cidade tinha 15% dos leitos terapia intensiva SUS Covid-19 ocupados.

Macaé tem realizado testagem em massa da população. Para voltar ao trabalho, inclusive, os funcionários do comércio precisaram passar por teste realizado pela Prefeitura.

O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *