Búzios vai manter algumas especialidades de saúde consideradas sem condições de paralisação na pandemia
A prefeitura de Búzios divulgou o fluxo da Saúde no município. Conforme explicado pela Dra. Vera, por recomendação do Ministério da Saúde as cirurgias e consultas eletivas estão suspensas até maio, quando ocorrerá nova resolução. Só devem se manter algumas especialidades consideradas sem condições de paralisação, tais como:
Quais especialidades estão funcionando em Búzios
– pré-natal, que está sendo feito nas UBS e na Policlínica de Manguinhos;
– gestação de risco, para laqueaduras;
– cardiologia, para pacientes que necessitarem de atendimento ou que saírem de alta direcionada do hospital;
– psiquiatria, na Policlínica e no CAPS;
– pediatria, somente para pacientes de área de sombra, os demais devem ir as UBS;
– ortopedia.
Este quadro é de livre demanda para pacientes referenciados. Os demais médicos estão exercendo sua especialidade somada ao protocolo COVID-19, em turnos divididos entre as Policlínicas de Manguinhos e Vila Verde, além da UBS da Brava.
Todos os médicos estão fazendo triagem da síndrome gripal e atendendo aos pacientes que lhe são direcionados por escrito, médico a médico.
Exames complementares
Em relação aos exames complementares, os prestadores de serviço reduziram muito suas vagas, uma vez que muitos de seus funcionários têm recomendação de ficar em casa. Com isto, alguns pararam completamente e outros reduziram em 30 a 40% seu número de vagas. Em outros casos, os próprios pacientes não compareciam, por se tratar de pacientes do grupo de risco que devem permanecer em casa.
Caso o protocolo seja mudado, ela acredita firmemente que os governantes mudem os comandos dados à equipe de saúde de Búzios.
Com informações da Comunicação da Prefeitura de Búzios