Confraternização marca término do Festival Gastronômico Frutos da Lagoa em São Pedro da Aldeia

Confraternização marca término do Festival Gastronômico Frutos da Lagoa em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Secretaria de Turismo premiou os três melhores pratos, eleitos por votação popular, em uma cerimônia simbólica de encerramento

O sucesso do 1º Festival Gastronômico Frutos da Lagoa de São Pedro da Aldeia foi comemorado na segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal de Turismo e representantes dos estabelecimentos participantes. Na ocasião, foram entregues os certificados de participação e a premiação dos três pratos mais bem votados. Promovido por empresários do setor em parceria com a Prefeitura aldeense, o festival gastronômico foi realizado entre os dias 04 e 20 fevereiro e contou com pratos pelo valor fixo de R$30.

O prefeito Fábio do Pastel destacou a importância do festival gastronômico para o fomento da economia e do comércio local. “É muito bom ter eventos que incentivam o turismo, principalmente o turismo gastronômico da cidade. Quero parabenizar cada participante que se empenhou em mostrar o que a nossa Lagoa tem de melhor e agradecer aos moradores e visitantes que apoiaram o festival. A Lagoa é uma riqueza da nossa cidade e temos que valorizar aquilo que vem dela”, afirmou.

A confraternização marcou a entrega de um certificado de participação para os 16 estabelecimentos que fizeram parte do circuito gastronômico, assim como a premiação dos pratos mais votados. O 1º, 2º e 3º lugares receberam um troféu confeccionado pela artesã Neuza Pedrosa, de 94 anos, com a técnica de mosaico, entregue pela Secretaria de Turismo. Os pratos foram elaborados exclusivamente para o festival aldeense e promoveram os sabores da culinária praieira e da alta gastronomia.

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, parabenizou todos os participantes e se mostrou satisfeita com o resultado alcançado. “Em uma cidade que respira gastronomia, cada estabelecimento participante construiu a história do nosso primeiro festival gastronômico. Agradeço a todos que embarcaram nessa ideia, estou muito feliz com o resultado que alcançamos. Já existem propostas para que a gente faça a edição de inverno, para movimentar a cidade nesse período, o que demonstra todo o sucesso da iniciativa”, declarou.

A votação popular, critério decidido em conjunto com todos os participantes durante as reuniões de planejamento, elegeu o “Rouget Grillé” como o melhor prato do festival gastronômico. A opção, disponível Esquina PUB, no Centro, oferecia um filé de tainha grelhada na manteiga de ervas com purê de banana da terra, farofa de bacon, tomate confitado, cebola maçaricada e molho de mostarda e mel.

Ailton Siqueira e Marcius Felipe Chagas receberam o prêmio pelo estabelecimento vencedor. “Sou nascido e criado em São Pedro da Aldeia, mas nunca vi nada voltado para esse lado. Nossa cidade virou um polo gastronômico, temos pessoas saindo de outros lugares para vir para cá e o festival só veio para agregar a essa situação. Uma edição de inverno é uma ótima ideia para alavancar, cada vez mais, nossa gastronomia e mostrar o que temos”, disse Ailton.

O segundo lugar ficou com o filé de carapicu temperado no sal, limão, páprica e açafrão, com molho especial da casa, com pimenta calabresa e iguarias, e molho de alho. O prato foi oferecido pelo restaurante A Patroa, na Baleia.

Já o terceiro lugar ficou para o “Nhoque Brumas da Lagoa”, um prato de nhoque de batata com molho de camarão e ervas finas, preparado por Luciene dos Santos, a Baiana, no Sunny Point, na Casa do Artesão. “O festival foi uma experiência que eu vou levar para sempre, foi muito gostoso participar. Eu recebi diversas pessoas que vieram de outros lugares, como Cabo Frio, Araruama, Petrópolis e Teresópolis”, comentou Luciene.

O 1º Festival Gastronômico Frutos da Lagoa de São Pedro da Aldeia buscou estimular o comércio local, reunindo estabelecimentos para promover os sabores da culinária baseada nas riquezas da Lagoa de Araruama. O circuito gastronômico passou pelo Centro, São João, Baleia, Nova São Pedro, Praia do Sol e Retiro.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *