Covid-19: mutirão de imunização continua neste domingo (20) em São Pedro da Aldeia

Arraiá “Xô, Covid!” segue no segundo dia de vacinação das 8h às 13h

O mutirão de vacinação contra a Covid-19 em formato drive-thru continua neste domingo (20) em São Pedro da Aldeia. O “Arraiá Xô, Covid” é realizado no estacionamento da loja de departamentos Havan, no bairro Campo Redondo, das 8h às 13h. O objetivo é vacinar os moradores de 50 anos ou mais, além dos grupos prioritários já inseridos na campanha (veja abaixo). No sábado (19), primeiro dia de evento, foram imunizados cerca de 1100 moradores.

Foto: Sarah Kerchner/PMSPA

A Secretaria de Saúde destaca que será necessária a apresentação das originais e cópias das documentações exigidas para o recebimento das doses. As cópias ficarão retidas com os profissionais atuantes na mobilização. Não será aceita apenas a entrega dos documentos originais. Confira a relação:

– Carteira de identidade – cópia e original;

– CPF – cópia e original;

– Cartão do SUS – cópia e original;

– Comprovante de residência – cópia e original;

– Contracheque ou declaração de vínculo profissional (para profissionais da educação, da saúde, portuários, aeroviários e aquaviários) – cópia e original;

– Laudo médico (para pessoas com comorbidades) – cópia e original;

– Comprovante da D1 no município (para aqueles que vão receber a D2) – cópia e original.

A entrada será pela Estrada dos Passageiros, na área de carga e descarga aos fundos da loja, com saída pela RJ-140. A vacinação em sistema drive-thru é voltada para carros e motos. Os pedestres deverão ser vacinados durante a semana na ESF Porto do Carro, na Escola Municipal Professora Miriam Alves Guimarães, no Fluminense ou na Escola Municipal Manoel Moraes da Silva, em Campo Redondo, das 8h às 12h.

A prefeitura ressalta que todos os cidadãos que forem ao local deverão seguir os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool em gel.

Confira os grupos a serem vacinados:

Moradores de 50 anos ou mais

– Pessoas com 50 anos ou mais que residem no município.

Profissionais da Educação

– Professores e funcionários de escolas públicas e privadas do ensino básico (creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Médio e EJA), que residem ou trabalhem no município. No caso dos profissionais do ensino profissionalizante, serão aceitos somente aqueles que estiverem vinculados ao Ensino Médio. Os servidores da Secretaria Municipal de Educação terão acesso à vacina.

Foto: Sarah Kerchner/PMSPA

O prefeito, Fábio do Pastel, acompanhou de perto toda a organização e o andamento da mobilização e destacou o empenho da equipe. O chefe do executivo agradeceu também ao empreendimento Havan pela disponibilização do espaço para realização do mutirão. “Meu muito obrigado ao Luciano Hang por ter apoiado essa iniciativa. Somos o primeiro município da Baixada Litorânea a fazer um drive-thru com uma quantidade de vacinas dessa. É muito gratificante fazer esse mutirão com mais de cem pessoas, entre a equipe da saúde, apoio, segurança e voluntários. Estamos reunidos aqui para fazer a diferença para a nossa população. Nos preparamos com empenho e consigo ver a felicidade de cada um por ter chegado esse dia”, relatou. 

Comorbidades

– Moradores maiores de 18 anos que possuam alguma doença em conjunto com outra;

– Pessoas com deficiência permanente, acima de 18 anos;

– Pessoas com doença renal crônica em processo de diálise;

– Pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos;

– Gestantes a partir de 18 anos com comorbidades (que devem ser imunizadas com a CoronaVac);

– Puérperas com comorbidades a partir 18 anos;

– Portadores de HIV a partir de 18 anos;

Profissionais de saúde

– Que estejam em atuação e residam no município.

Trabalhadores portuários, aeroviários e aquaviários:

– Na ativa e moradores de São Pedro da Aldeia.

Documentações alternativas:

Caso o residente não possua comprovantes nominais, outras opções serão aceitas pelas equipes de triagem com as respectivas cópias. Confira abaixo as alternativas de documentação que podem ser apresentadas:

– Comprovante no nome do cônjuge com certidão de casamento ou contrato de união estável;

– Comprovante de matrícula de filho menor de 18 anos, tanto em escola pública quanto particular do município;

– IPTU;

– Contrato de compra e venda de imóvel no seu nome, ou contrato de locação de imóvel, ou razão social de empresas em seu nome (no caso de profissionais da saúde e donos de negócios como clínicas e consultórios);

– Original e cópia da declaração de terceiros, atestando a comprovação de residência, reconhecida em cartório. Atenção: A mesma ficará retida na unidade.

– Título de Eleitor que comprove residência na cidade.

Comprovação de comorbidade para pessoas acima de 30 anos:

– Receita médica ou de Enfermeiros da Atenção Primária com carimbo e assinatura;

– Pedidos de exames ou laudos contendo a descrição da doença;

– Declaração médica com carimbo e assinatura;

– Cartão de acompanhamento da doença pelas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família.

Todo cidadão que recebe a vacina é catalogado para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, agradeceu pelo empenho de toda a equipe e celebrou o avanço na imunização na cidade. “A vacinação foi bem rápida, não tivemos entraves nas filas. O primeiro dia de evento foi maravilhoso. Parabéns a toda a equipe que trabalhou de forma muito ágil e eficiente”. 

O vice-prefeito, Júlio Queiroz, destacou o engajamento do evento. “Muito feliz e empolgado de acompanhar todo esse engajamento da saúde, da nossa secretária, Maria Márcia, do prefeito, Fábio, e de toda essa equipe que ama e cuida da nossa cidade. Vai ficar marcado na minha história toda a contribuição que vemos hoje aqui, com todo mundo trabalhando junto em prol da saúde”.

Na voz de quem se vacinou

Os integrantes do primeiro carro da fila vieram do bairro Parque Estoril para a imunização. Os moradores Amaro Nascimento, de 50 anos, Rosana Malheiro, 51, Luis Cláudio Motta, 52 e Luzia Gomes, 53, foram todos beneficiados com a redução da faixa etária para o mutirão. “Estou muito feliz por estar aqui hoje. Eu achava que iria demorar mais, mas já chegou a nossa vez. É muito bom ver nosso município evoluindo na vacinação. Agradeço ao prefeito e a todos envolvidos. Todos que podem têm que se vacinar mesmo, temos que lutar contra essa doença que já levou muitas pessoas queridas”, contou Amaro.

Luis Cláudio destacou a organização do evento.”É uma honra muito grande ser vacinado. Vejo com muito orgulho toda essa estrutura montada para nos atender. Percebo uma força de vontade enorme do nosso prefeito em vacinar toda a população da nossa cidade. Só tenho a agradecer”, disse.

Os moradores do Porto do Carro, Levi de Souza Pereira, de 50 anos, Ana Cristina Barbosa Chaves, de 52 e José Alex Chaves, 54, também aproveitaram a oportunidade de se vacinarem no drive-thru pela idade. 

Levi, que viu sua faixa etária chegar mais rápido do que esperava, comemorou a antecipação. “Estou com 50 anos, estou na marca do gol. Foi rápido, não esperava. Estou muito contente por ter chegado a minha vez de receber a imunização contra essa doença. Agora vamos em frente, mantendo os cuidados”, ressaltou.

Ana Cristina apontou o esforço para estar presente no mutirão e ressaltou a importância da imunização. “Acho muito importante receber a primeira dose o quanto antes. Na minha família já pegaram a doença e eu estava ansiosa para chegar a minha hora de vacinar. Até troquei meu horário de trabalho com uma colega para poder estar aqui hoje”, contou.

José Alex também apontou a felicidade em conseguir a vacina. “Esperamos ansiosamente por esse momento. Estava aguardando chegar na minha faixa etária e, com o drive-thru, consegui a oportunidade de adiantar a minha dose. É uma alegria muito grande receber a vacina.”

Empenho e agilidade

O mutirão foi caracterizado pela dedicação e agilidade dos cerca de 80 funcionários da saúde aldeense mais os voluntários. Moradora da localidade da Colina, Leila da Silva comentou sobre a organização e celeridade da vacinação. “Todo o atendimento foi muito bom. Está tudo organizado e rápido. Valeu muito a pena ter vindo”, comemorou.

A coordenadora de enfermagem do município, Christina Silveira do Amaral, ficou emocionada ao relembrar a trajetória de mais de 20 anos no município. “Toda essa organização não seria possível se não fosse o empenho e dedicação não apenas da equipe técnica, como de todos os presentes aqui hoje. Temos uma secretária de Saúde parceira, um prefeito presente e isso faz toda a diferença. É muito emocionante ver essa união, porque eu sou concursada no município desde 1999 e sempre falo: a equipe de enfermagem de São Pedro da Aldeia é uma família”.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, destacou os resultados do trabalho e dedicação dos servidores no combate à Covid-19. “É um momento histórico e tenho certeza que a queda que observamos nos índices da doença na cidade deve-se, em grande parte, ao trabalho intenso de imunização realizado no município. Vamos continuar com os cuidados necessários para prevenção à transmissão do coronavírus e seguir com a vacinação. Imunização é vida”, destacou. 

A secretária executiva de Atenção Básica, Izilda Maria N. Amaro de Souza, elogiou o comprometimento da equipe. “Quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação. O evento deste fim de semana é um trabalho conjunto e passo a todos vocês os elogios que recebemos de todos os atendidos neste primeiro dia”, disse.

A primeira vacinada contra a Covid-19 no município, a técnica de enfermagem Leilamar Eurídice de Oliveira, reforçou o amor pela profissão e o comprometimento da equipe. “É emocionante ver todo mundo empenhado em levar a imunização ao nosso povo. É uma satisfação enorme. Cada um está muito feliz em estar presente e trabalhando em prol da saúde do nosso município. Não só a enfermagem, mas todos que vieram para ajudar e prestar apoio. Todos os cidadãos que passaram por aqui hoje saíram radiantes. É um reflexo do trabalho feito com alegria por toda a equipe”.

Agente comunitária de saúde, Constância Teixeira, fala sobre o empenho em auxiliar o próximo. “Escolhemos essa profissão porque queremos ajudar o próximo. É muito gratificante ver o quanto nosso município está evoluindo na vacinação, estando até à frente de algumas cidades. Vamos voltar amanhã com muita energia para avançarmos ainda mais!”

Alegria e incentivo

Quem chegava para receber a dose e a equipe que atuou na imunização tiveram um incentivo a mais neste sábado (19). O Grupo de Teatro da Comunidade do Morro dos Milagres organizou uma quadrilha para trazer o espírito das festividades juninas para a vacinação. 

Seguindo os protocolos de saúde, os 16 integrantes dançaram liderados por Adriana Amarantes. “É maravilhoso incentivar a importância da vacinação. Vamos seguir com todos os cuidados de prevenção para combatermos essa doença”. A companhia exerce atividades de dança e teatro há mais de 10 anos no município. 

A Secretaria de Urbanismo e Habitação prestou o suporte logístico do fluxo de entrada e saída dos veículos. O secretário da pasta, Fernando Frauches, acompanhou o primeiro dia de ação para identificar melhorias para o segundo dia de drive-thru. 

O mutirão contou, ainda, com o apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além do suporte técnico da Marinha do Brasil, que cedeu técnicos de enfermagem, por meio da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia. O espaço foi cedido pelo proprietário do empreendimento Havan, Luciano Hang, representado pelo gerente Rodrigo Marques. O município também recebeu o apoio da Prolagos, que disponibilizou bebedouros para a equipe e da Minas Rio, que doou produtos descartáveis.

Com informações da ASCOM/Texto Aline Torres Guimarães – Fotos: Sarah Kerchner/PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *