CRAS Alecrim promove ações sobre Setembro Amarelo

CRAS Alecrim promove ações sobre Setembro Amarelo

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Atividades buscam conscientizar moradores sobre o cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio

 

Para marcar o mês de prevenção ao suicídio, o chamado “Setembro Amarelo”, o Centro de Referência de Assistência Social Catharina Machado da Silva Borges, no bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, está promovendo ações educativas com usuários da unidade. A iniciativa envolve a distribuição diária de flores amarelas com mensagens reflexivas e bate-papo sobre Saúde Mental com usuários e moradores que procuram atendimento no CRAS. As atividades acontecerão durante todo o mês de setembro. 

A coordenadora do CRAS Alecrim Andrea Cerbino conta que, até o momento, cinco encontros já foram realizados na unidade. “Estamos promovendo esse bate-papo durante todo o mês sempre que temos um grupo aguardando atendimento, por isso chamamos de ‘Salas de Espera’. A cada encontro, a equipe técnica chama a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde mental, principalmente durante a pandemia, e faz um alerta para os diversos sinais que indicam a necessidade de se procurar ajuda”, explicou. 

Segundo Andrea, anualmente o CRAS, que é um equipamento gerido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), desenvolve ações em prol da campanha de prevenção ao suicídio e a automutilação. “Este ano, além das ‘Salas de Espera’, a equipe do CRAS Alecrim se envolveu nesta campanha produzindo flores amarelas com mensagens positivas para ofertar aos nossos usuários. Também editamos um vídeo com a participação da equipe com mensagens positivas e a divulgação do telefone 188 do Centro de Valorização da Vida”, destacou a coordenadora. 

Canal de ajuda 

Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) se consolidou como um importante canal de ajuda gratuito para a população. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por e-mail e chat 24h por dia. O CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. 

Para conhecer mais sobre a ONG e os meios de contato, basta acessar www.cvv.org.br

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Raíra Morena / Fotos: Divulgação/CRAS Alecrim


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *