CULTURE-SE – 1° Coral Municipal de São Pedro da Aldeia

Colunistas CULTURE-SE

Por Gabriela Chaffin

 

“Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão…” (Djavan)

 

“Quem canta seus males espanta”, além de trazer muito alegria a quem escuta! Já é cientificamente comprovado o bem-estar físico e emocional que o contato com a música traz ao corpo humano. Ouvir uma canção que toca nossa alma é algo poderoso! Imagine então várias vozes juntas, cantando e encantando corações? Este é o Canto Coral. Uma modalidade de apresentação que reúne vários cantores, com diferentes tonalidades de voz, que, regidos por um maestro, entoam canções diversas.


Um dos registros mais antigos de canto em grupo está marcado em pinturas rupestres nas paredes da Caverna de Cogul, na Espanha, datado do período Neolítico da Pré-História. Já o termo Choros nasceu na Grécia Antiga, com suas apresentações que envolviam artes cênicas, dança e canto.
No Brasil, é crescente o despontar de grupos vocais cantando tanto clássicos de repertório quanto músicas populares e na cidade de São Pedro da Aldeia não poderia ser diferente. Tramita na Câmara Municipal de Vereadores a proposta do 1° Coral Municipal de São Pedro da Aldeia! “ Queremos trazer essa frente de representatividade artística para nossa cidade. Além de ser uma forma belíssima de divulgar a arte aldeense, pretendemos fazer ações sociais, levando apresentações para asilos, orfanatos e comunidades”, afirma o sr. Luiz Carlos Rocha, Secretário de Turismo e idealizador do projeto, junto ao Maestro Max Oliveira, regente do coral. Os ensaios já estão a todo vapor na Casa dos Azulejos e a aprovação do projeto na câmara é iminente. Quem tiver interesse de participar do grupo vocal, deve procurar a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia, onde receberá as informações necessárias sobre a inscrição no projeto. A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia (Casa dos Azulejos) localiza-se na Av. São Pedro, n° 159, Centro. Aproveite! Cante, encante e CULTURE-SE!

Fontes: www.usp.br
www.infoescola.com







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *