Na terça-feira (29), foram vistoriados o Morro da Guia e o Morro do Telégrafo, no bairro Jacaré.
A Defesa Civil de Cabo Frio, na Região dos Lagos, está monitorando encostas em diferentes pontos da cidade por conta da quantidade de chuva que vem atingindo a região nos últimos dias. Nesta terça-feira (29), a ação ocorreu em dois pontos: no Morro da Guia e no Morro do Telégrafo, no bairro Jacaré.
Os dois locais já possuem telas de proteção devido à ocorrência anterior, mas, desta vez, Marcus Dothavio, superintendente da Defesa Civil, explicou que, apesar da grande quantidade de água que está escoando no Morro do Telégrafo, não foi identificada nenhuma movimentação de massa, durante a vistoria desta manhã.
O monitoramento segue até quarta-feira (30), quando ainda há previsão de chuva na região.
“Toda pessoa que mora próximo de encostas está em área de risco. Em épocas como essa, com alta precipitação de chuva, a Defesa Civil faz o monitoramento, para identificar se está ocorrendo a movimentação do terreno, com risco de deslizamento. No Morro do Telégrafo, no Jacaré, apesar do terreno estar encharcado, com muita água descendo do topo da encosta, não foi identificada movimentação de massa. Contudo, o risco moderado de escorregamento de solo existe e por essa razão, o monitoramento continua”, afirma Dothavio.
No Morro da Guia, as equipes estão garantindo a manutenção dessa proteção. No Morro do Telégrafo, a tela de proteção também passa por manutenção quando ocorre deslizamento de pedras.
Quando existe precipitação acima da média, esses pontos vulneráveis são monitorados imediatamente. Em caso de deslizamento, é realizado um trabalho de contenção preventiva em conjunto com a Secretaria de Obras.
Outros pontos da cidade como o bairro da Gamboa, Boca do Mato e Porto do Carro também estão sendo monitorado.
Marcus Dothavio orienta ainda que os moradores, ao observarem sinais de movimentação no terreno (rachaduras, desníveis ou fendas no chão e levantamento do piso da residência, por exemplo), saiam de casa imediatamente e acionem a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Monitoramento e abrigos na região
Em caso de necessidade, Cabo Frio disponibiliza todas as escolas municipais e o Ginásio Poliesportivo de Tamoios como pontos de abrigo.
Em Arraial do Cabo, as equipes da Defesa Civil estão monitorando o Beco da Assembleia de Deus, no Morro da Cabocla, e também a subida do Pontal do Atalaia. Na cidade, os abrigos são montados de acordo com a demanda emergencial.
Em São Pedro da Aldeia não há pontos com risco de deslizamento, mas as equipes da Defesa Civil monitoram a cidade. O órgão informou que São Pedro da Aldeia nunca teve uma situação que envolvesse a criação de abrigos, porém, em casos excepcionais, é possível utilizar as escolas como abrigos temporários.
Em Armação dos Búzios, a Defesa Civil também monitora a situação da chuva e disse que a Escola Municipal José Pereira Neves, no bairro Cem Braças, serve como ponto de abrigo, se necessário.
Com informações do G1