DEFESINHA 2018 – Participantes do Projeto Defesinha visitam o Corpo de Bombeiros

CIDADES PARCEIROS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu na segunda-feira (22) uma visita das crianças e adolescentes participantes do Projeto Defesinha – Verão 2018 ao 27º Grupamento de Bombeiro Militar, localizado no município de Araruama. Contando com participantes de idade entre 04 e 14 anos, as atividades do projeto educacional seguem até 01 de fevereiro. Nesta terça-feira (23), o grupo irá visitar a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcos Dothavio, a visita ao Corpo de Bombeiros representou uma atividade de cidadania, focada em fazer dos participantes cidadãos cada vez mais conscientes. “Essa semana vamos focar muito nesse tópico, sabemos que eles adoram essas instituições, então priorizamos isso. Também vamos visitar a Marinha do Brasil para podermos incentivar essas crianças a terem um direcionamento para a vida. Buscamos mostrar aos participantes relações de bons costumes, disciplina, inclusão e conscientização”, salientou.

Na ocasião, os participantes do Defesinha puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar. As crianças foram divididas em grupos para conhecer o alojamento da corporação, participar de demonstrações e acompanhar apresentações acerca dos equipamentos, ferramentas e materiais de proteção utilizados pelos militares. Além de visitar o caminhão ABT, os presentes receberam orientações e esclareceram dúvidas.

O Tenente-coronel José Carlos Torres, Comandante do 27º GBM, destacou a importância do projeto aldeense e agradeceu a visita. “O Defesinha é um projeto de excelência, que já venho acompanhando nas redes sociais e pelo contato com o coordenador. Em nome do nosso grupamento, é um prazer receber a equipe aqui, com monitores, instrutores e toda a criançada, de forma que a gente possa estar somando um pouquinho com a orientação e mostrando o dia-a-dia da corporação e da equipe de salvamento. Quem sabe daqui saiam novos bombeiros e socorristas para compor nossas fileiras”, declarou.

Destaque na região, o projeto Defesinha acontece de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h30. Os participantes são divididos entre os grupos “Defesinha”, para crianças entre 4 e 8 anos, “Defensores”, de 9 a 11 anos” e “Protetores”, com alunos de 12 a 14 anos.

O subsecretário de Estado de Turismo, Anderson Moura, também acompanhou a visitação. “Esses alunos escolheram passar as férias com lazer e disciplina, tendo a oportunidade de aprender coisas que vão refletir na vida de cada um durante muito tempo. Parabéns a todos, desde os participantes até a equipe”, disse.

A moradora do bairro Poço Fundo, Elaine dos Santos, falou sobre a participação de seus filhos, de 6 e 8 anos, no Defesinha. “Essa é a primeira vez que eles participam de um projeto assim. Fiquei sabendo da iniciativa por meio da divulgação na internet e consegui realizar a inscrição dos dois. Eles estão adorando”, comentou.

O projeto aldeense conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da iniciativa privada. Diariamente, agentes socorristas voluntários se revezam no acompanhamento dos encontros. A edição 2018 conta com atividades diferenciadas, envolvendo recreação, prevenção e conscientização.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *