DESFILE CÍVICO ESCOLAR MARCA CELEBRAÇÃO DOS 401 ANOS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES EVENTOS HISTORIA SÃO PEDRO REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Diversas pessoas acompanharam o Desfile Cívico Escolar pelos 401 anos de fundação de São Pedro da Aldeia, na última quarta-feira (16). O evento, que aconteceu na Praça Agenor Santos, reuniu moradores, autoridades municipais, alunos da rede pública, particular e estadual, além de grandes parceiros da Prefeitura aldeense. Estiveram presentes no palanque o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, dentre outros secretários municipais, além de vereadores e demais autoridades.

O dia começou com a alvorada festiva. O rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, por último, na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Em seguida, as autoridades se dirigiram à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde foi oferecido um café da manhã.

Às 9h, abrindo o evento, o céu aldeense foi palco para manobras rasantes de aeronaves da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Diante do palanque, abriram o desfile a Marinha do Brasil, os estudantes da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e outras forças militares, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também desfilaram a Defesa Civil Municipal e a Cruz Vermelha Brasileira – filial de São Pedro da Aldeia, o Clube dos Desbravadores, bem como a equipe da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com os Guardas Municipais, e a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

A frota municipal desfilou logo em seguida, com os ônibus escolares, carros das Secretarias e o maquinário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A Escola Municipal de Artes abriu caminho para as outras escolas municipais, instituições correlatas, entidades e ONGs. Bandas marciais animaram a plateia, dando ao desfile um toque especial de arte e performance.

Na ocasião, o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, agradeceu a população. “Só tenho que agradecer mais uma vez a toda população aldeense pelo carinho e confiança depositada, seguimos trabalhando com muita responsabilidade e transparência, visando sempre o melhor para os nossos moradores. Apesar da crise que atingiu a todo o país, São Pedro da Aldeia vem se destacando cada vez mais na região”, declarou.

O desfile cívico escolar, organizado pela Secretaria de Educação, teve como tema central “São Pedro da Aldeia garantindo progresso no dia a dia”. Cerca de 1.500 alunos das 41 unidades escolares da rede municipal fizeram parte do evento.

As escolas desfilaram divididas por blocos contando a mistura dos povos em busca de desenvolvimento, com faixas trazendo os subtemas “Contribuições de cada cultura”, “De Aldeia a cidade”, “O Brasil em nossa cidade”, “Nossas riquezas”, “Todo tempo, tempo de alegria”, “Belezas que encantam”, “Buscando parcerias para o crescimento”, “É tempo de viver bem”, “A Copa do Mundo”, “Parabéns São Pedro da Aldeia pelos 401 anos” e “Rumo às novas conquistas”.

O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, que esteve acompanhado de sua esposa, falou sobre a organização de sua equipe para o desfile cívico. “Para falar do trabalho da SEMED, temos que nos lembrar de abelhas e formigas. A abelha e a formiga são animais que produzem muito e coisas boas a partir da ação de pequenas partes. Todo mundo ajudou, todas as escolas, pessoas, diversos setores, as demais Secretarias, cada um fazendo um pouquinho e tivemos um resultado lindo. Unimo-nos para produzir esse desfile maravilhoso, que vai se constituir em um desses dias que nós não vamos mais esquecer”, disse.

Alunos dos projetos esportivos “Orla em Movimento”, “Movimenta São Pedro” e “Esporte na Escola” também estiveram na avenida, representando o tema “É tempo de viver bem”. Representantes de projetos parceiros da SEMED, como CCR ViaLagos, com o Programa “Caminhos para Cidadania”, PMERJ, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), e Prolagos, com o programa “Saúde Nota 10”, também participaram da festividade.

“É sempre bom ter uma festa bonita igual a essa na cidade, com várias bandas tocando. Isso é muito gratificante para gente, podemos trazer as nossas crianças para termos um momento com elas”, afirmou o morador Piterson Silva.

Após a passagem dos profissionais da Secretaria de Educação, as apresentações das bandas marciais convidadas encerraram o Desfile Cívico Escolar. As festividades pelos 401 anos do município foram finalizadas à noite, com a Missa pelo povo aldeense, na Igreja Matriz de São Pedro.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues


Publicidade:




1 thought on “DESFILE CÍVICO ESCOLAR MARCA CELEBRAÇÃO DOS 401 ANOS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *