Dia Nacional do Doador de Sangue: onde e como doar durante a pandemia

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Nesta quarta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste ano, em razão da pandemia, o estoque do hemocentro registrou uma queda no número de doadores. Por isso o Hemolagos mudou seus horários em busca de atrair mais doadores. A coleta de sangue é realizada as segundas, terças e quartas, das 8h às 15h. Para doar é necessário o uso de máscaras.

Quem pode doar sangue

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Também é preciso pesar, no mínimo, cinquenta quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores e não estar de jejum.

O doador deve apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir boas condições de saúde.

Além disso, não pode ter sido submetido à cirurgia recente, nem feito endoscopia ou tatuagem ou piercing há menos de seis meses em locais que tenham liberação da Vigilância Sanitária. Em espaços que não tem permissão do órgão de saúde para funcionar nas situações descritas anteriormente, a pessoa deve esperar um ano para doar sangue.

O Hemolagos atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Para doar sangue, basta comparecer ao Hemolagos. A unidade fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro da Passagem, em Cabo Frio.

A Prefeitura de Búzios agradece a todos que fazem este ato de solidariedade para ajudar o próximo.

Com informações da Prefeitura Municipal de Búzios


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *