Estoque de equipamentos chegou ao fim e unidade que atende cidades da região não possui verba para comprar novas máscaras.
O banco de sangue do Hemolagos, Cabo Frio, que atende cidades da Região dos Lagos do Rio e Baixada Litorânea, está recebendo um grande número de pessoas para a doação de sangue durante a pandemia de coronavírus. Mas o que está faltando para os profissionais continuarem a atender os doadores são as máscaras de proteção.
Por conta da pandemia, as doações são agendadas para evitar aglomeração. As marcações são feitas para as segundas e quartas-feiras.
Segundo a unidade, o banco de sangue estava recebendo em média 90 pessoas por semana, mas o número caiu e o estoque baixou.
“Enquanto no Rio estão precisando de campanhas de doação, aqui estávamos batendo recordes. O problema é que nossos EPIs chegaram ao fim e não temos dinheiro pra comprar”
disse Marcelo Paiva, diretor da unidade.
Marcelo Paiva disse ainda que os atendimentos desta semana foram realizados porque a unidade conseguiu a doação de algumas máscaras, mas não há equipamentos para a próxima segunda-feira (11).
O Hemolagos é custeado pelas nove prefeituras da região mas, devido a pandemia, a escassez de equipamentos se tornou cada vez mais comum.
Direção do Hemolagos aponta falta de repasse da Prefeitura de Cabo Frio.
Segundo o diretor da unidade, algumas prefeituras tiveram atraso no repasse mas o pagamento foi feito. Já a cidade de Cabo Frio, que arca com 25% do custo do banco de sangue, não fez o repasse alegando falta de dinheiro.
O repasse das prefeituras é dividido percentualmente pelo número de habitantes. O valor total é de R$ 88 mil. O município de Cabo Frio é responsável por R$ 24 mil.
O Hemolagos precisa de doações de máscaras N95 ou máscaras de acetato. Por semana, são necessárias cerca de 40 máscaras para o uso dos profissionais e dos doadores.
“Queríamos pedir a ajuda da população nesse momento para que nosso estoque de sangue continue sendo abastecido”, disse o diretor.
Doações de sangue e máscaras podem ser agendadas
As doações de sangue e máscaras podem ser agendadas pelo WhatsApp (22) 99774-7988 ou pelo telefone (22) 2644-5076.
O Hemolagos atende as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio para saber o posicionamento do município sobre a falta de pagamento e até as 14h desta quinta-feira (7) não teve o retorno.
O que é a máscara N95?
A máscara N95 é um modelo de respirador de utilização hospitalar que filtra elementos contaminantes no ar. A eficácia de filtragem é de 95% de todos os vírus e bactérias que possam ser despejados no ar em forma de gotículas.
Atualmente, a N95 é um equipamento indicado apenas para uso hospitalar devido a sua escassez no mercado, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Veja outras notícias da região no Facebook
Com informações do G1 Região dos Lagos.
Compartilhe a notícia com seus amigos