Doação de sangue bate recorde mas coleta é ameaçada por falta de EPIs em Cabo Frio

Doação de sangue bate recorde mas coleta é ameaçada por falta de EPIs em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Estoque de equipamentos chegou ao fim e unidade que atende cidades da região não possui verba para comprar novas máscaras.

O banco de sangue do Hemolagos, Cabo Frio, que atende cidades da Região dos Lagos do Rio e Baixada Litorânea, está recebendo um grande número de pessoas para a doação de sangue durante a pandemia de coronavírus. Mas o que está faltando para os profissionais continuarem a atender os doadores são as máscaras de proteção.

Por conta da pandemia, as doações são agendadas para evitar aglomeração. As marcações são feitas para as segundas e quartas-feiras.

Doação de sangue bate recorde mas coleta é ameaçada por falta de EPIs em Cabo Frio

Segundo a unidade, o banco de sangue estava recebendo em média 90 pessoas por semana, mas o número caiu e o estoque baixou.

“Enquanto no Rio estão precisando de campanhas de doação, aqui estávamos batendo recordes. O problema é que nossos EPIs chegaram ao fim e não temos dinheiro pra comprar”

disse Marcelo Paiva, diretor da unidade.

Marcelo Paiva disse ainda que os atendimentos desta semana foram realizados porque a unidade conseguiu a doação de algumas máscaras, mas não há equipamentos para a próxima segunda-feira (11).

O Hemolagos é custeado pelas nove prefeituras da região mas, devido a pandemia, a escassez de equipamentos se tornou cada vez mais comum.

Direção do Hemolagos aponta falta de repasse da Prefeitura de Cabo Frio.

Segundo o diretor da unidade, algumas prefeituras tiveram atraso no repasse mas o pagamento foi feito. Já a cidade de Cabo Frio, que arca com 25% do custo do banco de sangue, não fez o repasse alegando falta de dinheiro.

O repasse das prefeituras é dividido percentualmente pelo número de habitantes. O valor total é de R$ 88 mil. O município de Cabo Frio é responsável por R$ 24 mil.

O Hemolagos precisa de doações de máscaras N95 ou máscaras de acetato. Por semana, são necessárias cerca de 40 máscaras para o uso dos profissionais e dos doadores.

“Queríamos pedir a ajuda da população nesse momento para que nosso estoque de sangue continue sendo abastecido”, disse o diretor.

Doações de sangue e máscaras podem ser agendadas

As doações de sangue e máscaras podem ser agendadas pelo WhatsApp (22) 99774-7988 ou pelo telefone (22) 2644-5076.

O Hemolagos atende as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio para saber o posicionamento do município sobre a falta de pagamento e até as 14h desta quinta-feira (7) não teve o retorno.

O que é a máscara N95?

A máscara N95 é um modelo de respirador de utilização hospitalar que filtra elementos contaminantes no ar. A eficácia de filtragem é de 95% de todos os vírus e bactérias que possam ser despejados no ar em forma de gotículas.

Atualmente, a N95 é um equipamento indicado apenas para uso hospitalar devido a sua escassez no mercado, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Veja outras notícias da região no Facebook

Com informações do G1 Região dos Lagos.

Compartilhe a notícia com seus amigos


Confrontos do beach soccer agitam o Fest Verão 2024 em São Pedro da Aldeia
os confrontos do beach soccer agitaram as noites na Praia do Centro, e trouxeram as torcidas às arquibancadas, que vibraram a …
Centro de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego para diversas funções em São Pedro da Aldeia
As vagas de emprego são nas funções de camareira, funileiro e soldador. Os documentos devem ser entregues até a próxima terça-feira …
Espetáculo de dança “Meu Mundo Down” é atração no Teatro Municipal neste domingo (28)
A direção é do professor Allan Lobato, idealizador da companhia de dança “Down Dance” e do projeto “Cadeirantes na Dança”
Sala do Empreendedor aldeense terá ação itinerante nesta sexta-feira (26)
A Sala do Empreendedor terá sua primeira ação itinerante durante a Feira de Artes da Aldeia. O evento será realizado na …
Mutirões de combate ao Aedes aegypti em Macaé chegam aos bairros Aroeira, Barra de Macaé e Córrego do Ouro
Agentes de endemias visitam casas e comércio das regiões. Carro fumacê também será utilizado em Barra de Macaé, Lagomar, Aroeira e …
Duas pessoas morreram afogadas em Saquarema no feriado de São Jorge
A Prefeitura de Saquarema confirmou, na manhã desta quarta-feira (24), que nos dois casos os banhistas chegaram sem vida ao hospital
Adolescente é apreendido em Araruama por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio
Operação do GAT 2 resulta na apreensão de armas, drogas e material relacionado ao tráfico na Fazendinha.
Corpo é encontrado na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo
Homem com ferimentos na cabeça foi resgatado por Guarda Vidas após boiar pela água do mar em Arraial do Cabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *