ECONOMIA – Consumidor se mantém pessimista em fevereiro, avalia CNI

CIDADES ECONOMIA

Índice de confiança somou 98,7 pontos, 10% abaixo da média. Entidade divulgou levantamento feito com 2.002 pessoas no mês passado.

economia

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) somou 98,7 pontos em fevereiro deste ano, o que representa um aumento de 0,1 ponto percentual na comparação com o mês anterior, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (29).

Com isso, o indicador segue 10% abaixo da média histórica, ou seja, “mostra grande pessimismo e preocupação dos consumidores”, segundo a entidade.

 

“Essa manutenção do pessimismo sugere um período de demanda mais fraca nos próximos meses. A estabilidade em fevereiro de 2016 deve-se a comportamentos contrários dos componentes do INEC”, acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a CNI, os índices de expectativas de inflação e de desemprego mostraram aumento em fevereiro, o que significa que o pessimismo dos consumidores com relação à evolução futura dos preços e do desemprego é menor do que em janeiro.

“Por outro lado, as expectativas de evolução da própria renda são mais pessimistas. Além disso, o índice de endividamento mostra queda, refletindo um maior percentual de entrevistados que estão mais endividados hoje do que nos últimos três meses”, concluiu a entidade.

Fonte G1/ECONOMIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *