SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SUSPENSÃO DE CONTRATOS NA CÂMARA ALDEENSE

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SUSPENSÃO DE CONTRATOS NA CÂMARA ALDEENSE

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na tarde de segunda-feira, 06/04, o secretário de Educação aldeense, Alessandro Teixeira, e o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, estiveram na Câmara Municipal para esclarecer a suspensão dos contratos temporários da Educação municipal, em função da paralisação das aulas imposta pela necessidade do isolamento social em todo o país.

Questionado pelos vereadores sobre a medida, o secretário de Educação explicou a natureza da excepcionalidade e urgência dos contratos temporários, criados para suprir diversas vagas de servidores em licença médica ou afastados de suas funções, a exemplo das vereadoras Mislene e Claudinha, professoras com duas matrículas cada, que estão afastadas no momento e são substituídas por quatro contratados.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SUSPENSÃO DE CONTRATOS NA CÂMARA ALDEENSE
Foto: Renato Fulgoni

ESCLARECE SUSPENSÃO DE CONTRATOS

Indicando o artigo 37, inciso IX, da Constituição Brasileira, que determina a aprovação prévia em concurso para acesso a emprego público, Alessandro destacou que não há como justificar a excepcionalidade e a urgência desses contratos temporários quando as aulas estão suspensas, e os servidores efetivos em casa, sem trabalhar, por causa do coronavírus. “Caso esses contratos fossem mantidos, o secretário de educação e o prefeito seriam acusados de improbidade administrativa pelos órgãos fiscalizadores e condenados pela justiça. E até mesmo os contratados poderiam ser penalizados e obrigados a devolver o dinheiro recebido pelo trabalho não realizado”, revelou o secretário.

Em sua fala, o secretário de Governo lembrou que os contratados serão readmitidos na volta das aulas e disse que São Pedro da Aldeia ainda não recebeu nenhuma verba ou equipamento dos governos estadual e federal por conta da situação do coronavírus. Eronildes ressaltou a importância de deixar as questões políticas de lado para salvar vidas e revelou que está em estudo uma proposta de ajuda financeira aos contratados residentes no município, por meio de ações conjuntas entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, que tenham viabilidade jurídica.

Os vereadores ficaram de aguardar a proposta e discutir a matéria para votação em regime de urgência.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO FALOU SOBRE A MERENDA ESCOLAR

Após os questionamentos sobre a suspensão dos contratos temporários, os vereadores perguntaram sobre a possibilidade de destinação dos alimentos da merenda escolar aos alunos em casa. O secretário de Educação respondeu que os alimentos com data de vencimento perto do fim da validade, nas dispensas das escolas, estão sendo catalogados e fotografados pelos diretores das escolas para encaminhamento à Secretaria de Assistência Social, que deverá fazer a distribuição às famílias necessitadas por meio do cadastro já existente no município.
Alessandro comentou ainda que os valores referentes aos itens da merenda serão ressarcidos pela Prefeitura para atendimento posterior aos alunos.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SUSPENSÃO DE CONTRATOS NA CÂMARA ALDEENSE
Foto Renato Fulgoni

Ao final, tanto Alessandro quanto o vereador Ediel, relembraram, emocionados, a origem humilde e as dificuldades em momentos difíceis de suas vidas.

“Podem ter certeza que eu, assim como o prefeito Chumbinho, estamos tristes e carregamos o peso do sofrimento pela decisão que fomos obrigados a tomar! Espero que possamos encontrar uma solução conjunta com a Câmara para, dentro da lei, poder ajudar financeiramente as famílias dos contratados”

concluiu o secretário.

Com informações da ASCOM/PMSPA


Curta nossa página no Facebook

Disputas de boxe marcam segundo dia do Fest Verão de São Pedro da Aldeia
Confrontos atraíram uma multidão de fãs e amantes do esporte às arquibancadas da Praça Hermógenes Freire da Costa
Adolescente de 17 anos que dirigia carro morre em acidente de trânsito em São Pedro da Aldeia
O veículo bateu contra um muro na rua Marques da Cruz, próximo ao Aquafit, no Centro de São Pedro da …
São Pedro da Aldeia participa da maior feira de negócios de turismo da América Latina
O público presente pôde conhecer mais sobre o Tour Histórico-Cultural, o Museu Regional do Sal, a Trilha dos Cardeiros e …
Promoção Imperdível na Livraria da Aldeia: “Machado, Euclides e Outros Monstros” por Apenas R$13,99!
A Livraria da Aldeia está com uma oferta imperdível para os aficionados por literatura brasileira!
Estreia do 40º Fest Verão reúne multidão em São Pedro da Aldeia
um dos maiores eventos esportivos do interior do Estado, contagiou o público que compareceu em peso na arena montada na …
PM apreende menor por tráfico de drogas no Morro do Milagre
Ação da PATAMO 2ª CIA resulta na apreensão de grande quantidade de entorpecentes e dinheiro em Morro do Milagre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *