ENEM 2018 – Vestibulandos de Cabo Frio que vão prestar Enem neste domingo (11) mantém rotina de estudos para a segunda prova

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos processos mais esperados do ano entre os alunos do Ensino Médio, em especial os do 3º ano. Através da nota do exame, os alunos podem se classificar para ingressar em universidades públicas de todo o país, além de conseguirem bolsa de estudo pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo FIES, e iniciar sua vida acadêmica e profissional. Para isso, a preparação dos alunos é intensa.

Em Cabo Frio, na Escola Canto dos Pássaros, por exemplo, 18 alunos foram aprovados em universidades públicas através do Enem do ano passado. Em 2018, eles participaram de vários simulados desde o início do ano letivo com o objetivo de treinar para as questões do Enem. David Lobo, por exemplo, tem 17 anos e está fazendo o Enem pela primeira vez. Ele destacou o quanto a experiência dos professores é fundamental no processo de confiança dos alunos: – O apoio que a gente recebe dos professores é o diferencial do Canto. Os materiais preparados por eles nos ajudam muito, nos dão uma base de como o conteúdo é cobrado nos vestibulares e principalmente no Enem, conseguimos compreender a lógica das provas. Só de simulados, fizemos aproximadamente 10 durante o ano.

Realizamos, por exemplo, uma imersão em redação no cinema do Shopping Park Lagos com várias dicas e sacadas para estimular o senso crítico dos alunos nessa etapa tão importante da prova. A redação vale 1.000 pontos no exame, parte muito expressiva da nota. Os alunos precisam estar preparados para obterem ótimos resultados nesta competência. – destacou Rodrigo Franco, coordenador pedagógico.

Além de concorrerem a vagas para universidades públicas no país, o Canto dos Pássaros tem uma turma ainda mais focada, a High School, que prepara os alunos também para universidades internacionais, através de um programa bilíngue.

“Eu participo da escola bilíngue desde o primeiro ano do ensino médio. A nossa escola tem uma parceria com a universidade de Nebraska, dos Estados Unidos, então nós estudamos as matérias extras que eles estudam por lá. Vamos nos formar também com o diploma americano, o que é um diferencial. Conseguir cursar o ensino superior fora do Brasil é meu sonho desde criança.”, contou Nadine Pattaro, de 18 anos.

Os candidatos do Enem tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Nadine contou que continua com a mesma rotinha de estudos para a prova de exatas, que será realizada no próximo domingo – dia 11 de novembro: – eu estudo na parte da tarde, faço o pré-vestibular noturno e tive vários aulões nos finais de semana. Mas, mesmo com os aulões, conseguia estudar mais de duas horas por dia nos sábados e domingos.

Aos que almejam a área de humanas, como David, é hora de focar nos pontos fracos pra não deixar a média cair: – Eu quero direito, mas na reta final acabamos estudando mais as matérias em que temos mais dificuldade. Não tem jeito. Estou me esforçando bastante essa semana.

Conforme o Inep, 4.139.319 candidatos realizaram as provas neste domingo (4), que foi o dia da primeira fase. A segunda e última etapa do Enem acontece no dia 11 de novembro.

 

 

Por Larissa Siqueira





 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *