Entrevista com Rosilany Boechat idealizadora do Projeto Jardim Rosa

Entrevista com Rosilany Boechat idealizadora do Projeto Jardim Rosa

CIDADES Colunistas REGIÃO DOS LAGOS

O Projeto Jardim Rosa, iniciado em setembro de 2019, foi idealizado por Rosilany Boechat, em homenagem à sua mãe, Rosa, e atualmente conta com o apoio da família e de alguns colaboradores que desejam impactar de forma positiva a cidade onde vivem.

Um projeto de criação de um jardim a partir de uma área abandonada em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, espaço que, antes, era ponto de descarte indevido de lixo.

Através da criação de uma área verde, o projeto busca levar mais qualidade de vida aos moradores do bairro através da integração com o meio ambiente e a natureza. Além disso, pretede transformar este espaço em uma área de lazer de referência no bairro, que futuramente poderá abranger outras atividades lúdicas, esportivas, de saúde, culturais e sociais.
Buscamosndo incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo em seus bairros.

É um trabalho de conscientização, pois acreditamos na força da comunidade que, unida, pode transformar qualquer coisa.

Confira a entrevista do jornalista Renato Fulgoni com Rosilany Boechat, idealizadora Projeto Jardim Rosa.

Siga o Projeto no Instagram

ENTREVISTA

Como surgiu a ideia de criar Projeto Jardim Rosa?

A ideia surgiu de não conseguir mais residir próximo a um descarte de lixo.

Devido ao contato com um espaço verde pessoas reduzem o estresse. Como o Projeto Jardim Rosa vê a importância da consciência ambiental para crianças e estudantes?

Acredito que a redução do estresse e eminente pois retirar o lixão e transformar em um jardim isso já é concreto.
Com relação a inserção da conscientização também acredito que o primeiro passo já foi dado. Estamos pensando em promover no futuro, quando a pandemia findar, fazer um projeto para visitação de escolas e levar a importância do meio ambiente e descarte, demonstrando o que pode ser feito através de coletividade.

Conscientizar a população local sobre a importância da preservação do espaço limpo e bem cuidado é o grande desafio do Projeto Jardim Rosa?

Conscientização da população local acredito que aos poucos todos vão vir a ver que é melhor somar do que dividir. Existe resistência, pois acreditam que isso tem que ser feito pela prefeitura, mas eu acredito que descarte irregular do lixo e de responsabilidade de quem o detém.
Acredito que a prefeitura municipal é omissa em não cobrar efetivamente dos cidadãos que os descartam de forma irregular. Com relação ao jardim, o descarte de lixo foi cessado. Qualquer dúvida estarei a disposição.


Colunistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *