ENTREVISTA EXCLUSIVA – Professora Michelle da Silva do Águia Líder Cursos fala sobre o ENEM 2017

CIDADES PARCEIROS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Enem 2017 sofrerá uma série de mudanças, que foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Uma delas será realização das provas em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. O resultado do exame será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

As mudanças tiveram repercussão positiva em relação a realização do exame em dois domingos, e segundo especialistas, tornará a prova menos cansativa para os candidatos.
O Exame foi criado em 1998 e seu objetivo era averiguar a qualidade do ensino médio no país. Porém, no decorrer dos anos, em 2009 o exame ganhou a função de selecionar estudantes para os cursos superiores de faculdades e universidades federais.

O Jornal Notícias de São Pedro da Aldeia conversou com Professora Michelle da Silva do Águia Líder Cursos e tirou algumas dúvidas sobre o ENEM 2017.

Renato Fulgoni – O exame será aplicado em dois finais de semana. Que benefícios podem ser aproveitados pelos candidatos?

Michelle da Silva – Com a aplicação do exame com o intervalo de uma semana, o mesmo se tornará menos cansativo e estressante para os candidatos. A maioria dos estudantes queixava-se pelo fato da prova ser aplicada em apenas um final de semana, de forma que se tornava uma avaliação de resistência, o que fazia com que os alunos não conseguissem se empenhar ao máximo. Com essa mudança, os alunos poderão dar o melhor de si, mostrando assim o resultado de seus estudos.

Renato Fulgoni – Muitos candidatos deixam para estudar quando os dias das provas estão chegando. Quando é o momento certo para começar a estudar para o ENEM 2017?

Michelle da Silva – Para um excelente aproveitamento, o ideal seria que o aluno se prepare durante todo o ensino médio e no último ano reforçar desde o início os conteúdos aprendidos. Quando o aluno deixa para estudar em curto prazo, antes da avaliação, o mesmo terá dificuldade em absorver todo o conteúdo e além de passar por um estresse maior do que o esperado. Dessa forma, não conseguirá se desempenhar durante as provas e, assim, não alcançará o resultado esperado que irá lhe garantir a vaga em uma Universidade tão almejada.

Renato Fulgoni – Tem alguma matéria específica que os candidatos devem se preocupara mais?

Michelle da Silva – Todas as matérias são de extrema importância para obtenção de uma média geral alta, no entanto tudo depende do curso que o aluno ambiciona, ou seja, será aproveitada a nota que o aluno tirou com um peso maior em determinadas matérias. Por exemplo, o jovem quer cursar Matemática, dessa forma ao escolher, o peso maior será de sua nota em Matemática e suas Tecnologias. Uma matéria que sempre deve ser bem desenvolvida, independente da opção do aluno, é a redação. Essa possui peso alto e caso zerado, o aluno já é descartado da seleção.

Renato Fulgoni – Muitos candidatos estudam o ano inteiro e na hora de fazer a prova dá aquele “BRANCO”. Como se preparar para fazer a prova tranquilo?

Michelle da Silva – Para evitar o “branco” na hora da prova, o aluno precisa manter-se calmo. Deve manter uma boa noite de sono nos dias anteriores, evitar estresse, evitar alimentos que comprometam a flora gástrica e manter o pensamento que ele é capaz, pois ele está bem preparado. Quando não conseguir lembrar a resolução de uma questão, pule para a próxima e é comum depois relembrar.

Renato Fulgoni – Um dos grandes vilões do ENEM é a redação. Separe três dicas fundamentais para realizar uma boa redação.

Michelle da Silva – A redação avalia os conhecimentos do aluno e sua capacidade de solucionar uma problemática. Então é importante o aluno fazer um rascunho anterior à redação, anotando suas opiniões e informações sobre o tema; respeitar as recomendações sobre a redação; e propor uma intervenção para o problema apresentado, essa é uma das maiores dificuldades dos alunos. Ao seguir esses três passos juntando a tudo que fora aprendido no decorrer da aprendizagem, o candidato desenvolverá uma boa redação e conseguirá obter a nota estimada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *