Escolas Municipais de São Pedro da Aldeia recebem campanha de vacinação contra HPV e Meningite ACWY

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A ação acontece entre os dias 28 e 31 de março para os alunos de 4 instituições de ensino 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia vai promover no fim deste mês uma campanha de vacinação contra HPV e meningite ACWY em 4 escolas municipais. Os pais ou responsáveis pelos alunos que estiveram no público alvo serão avisados com antecedência e os estudantes deverão apresentar autorização assinada e a carteirinha de vacinação para se imunizar.

A dose contra o HPV é destinada às meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, já a vacina contra a meningite ACWY é para meninos e meninas de 11 e 12 anos.

Locais, dias e horários:

Escola Municipal Miriam Alves de Macedo Guimarães – Dia 28 de março, de 10h às 15h;

Escola Municipal Paineira – Dia 29 de março, de 10h às 15h;

Escola Municipal do Vinhateiro – Dia 30 de março, de 10h às 15h;

Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes – Dia 31 de março, de 10h às 15h.

Saiba mais sobre a vacinas:

A vacina Meningocócica ACWY impede a infecção por quatro sorogrupos causadores da doença meningocócica, o A, C, W e Y. Além de prevenir o adoecimento, a vacina impede que a bactéria colonize a orofaringe da pessoa vacinada, impedindo a transmissão da doença para outras pessoas. Pesquisas apontam que os adolescentes são os principais transmissores da doença, e a vacinação desse público ajuda a reduzir casos em faixas etárias não vacinadas por haver um menor número de pessoas transmitindo a bactéria.

Já o imunizante HPV, combate a contaminação causada por 4 tipos do vírus (6,11,16 e 18) sendo que os sorotipos 6 e 11 são responsáveis por 90% dos casos de condiloma (verrugas genitais) e os sorotipos 16 e 18 estão relacionados com diferentes tipos de neoplasias como boca, garganta, pênis e vulva. A vacina aplicada nas adolescentes pode diminuir em 70% o risco de câncer de colo de útero quando estiverem adultas.

ASCOM/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *