Escritora Ana Carolina Moreira fala sobre seu primeiro livro “Continuar é Preciso”

Escritora Ana Carolina Moreira fala sobre seu primeiro livro “Continuar é Preciso”

Colunistas LITERATURA

A escritora Ana Carolina de Souza Moreira tem 22 anos, nascida em Barra de São João, Casimiro de Abreu/RJ, moradora de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio-RJ. Cresceu nas duas cidades citadas e estudou em escolas públicas durante todo o período formativo. Sempre participou de projetos e concursos literários e sempre gostou de escrever cartinhas para as pessoas. Na escola, Ana descobriu a profissão que seria para sua vida: Professora. Amava escrever no quadro e se passar por professora nas aulas. Hoje, está cursando o 7º período de Pedagogia.

POESIAS DA ANA

Em março de 2019, teve a ideia de vender poemas numa cestinha rosa, pelas ruas e praças das cidades, começando por Barra de São João, aos finais de semana. Depois, continuando por Rio das Ostras, Cabo Frio, e Macaé. Assim, criou as “Poesias da Ana”, acreditando que a simplicidade e o valor simbólico juntos da poesia, seriam capazes de tocar os corações e levar amor às pessoas. Assim iniciou oficialmente a trajetória literária.

PARTICIPAÇÕES

Ao longo do ano de 2019, foi convidada para, com sua poesia, participar de eventos por toda a região, como: o Congresso Nacional de Autismo, Café Filosófico e também em escolas. Numa delas, foi jurada no Concurso que homenageava Barra de São João por seus 400 anos.
Ana Carolina vem participando de antologias realizadas na literatura de Cabo Frio.

PROJETOS

ENTREGA – Ana distribui poemas e cartões em datas específicas, como: Natal, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e Dia Internacional da Mulher.
LIVROLÂNDIA – Em parceria com a Cristiane Nunes, Ana desenvolve um projeto de leitura em Tamoios, na ideia de que as pessoas leiam e doem livros. As casinhas já foram implantadas nos bairros Aquárius e Unamar.

HISTÓRIA DO LIVRO

Foi no Ciep 331 Lysia Bernardes, onde conheceu o professor Isac Machado de Moura e Cristiane Nunes, que auxiliaram e orientaram em todo o processo de criação do seu primeiro livro “Continuar é Preciso”. Ao final do Ensino Médio, em 2016, começou a rascunhar e foi inspirada por Gleice Pacheco a escrever um livro, pelo fato de as cartinhas/bilhetes que Ana distribuía para as pessoas nas ruas, estar crescente. O processo de escrita do livro durou três anos, entre inspirações e desânimos. 2020 – finalmente, o ano do lançamento.


CONTINUAR É PRECISO é um livro de poesias para a alma, que retrata o cotidiano e procura levar palavras de esperança e ânimo para as pessoas, na lida com as dificuldades e com os anseios.

Confira a entrevista com a Escritora Ana Carolina Moreira:

Com uma história literária linda, você para encher o mundo de poesias. Conte-nos, o que a motivou a escrever “Continuar é Preciso”?

A motivação nasceu dos bilhetes que sempre entreguei para as pessoas nas ruas com frases motivacionais e, percebendo o efeito positivo na vida delas, o retorno me fez pensar que um livro poderia causar ainda mais impacto, alcançar muito mais gente. (Com ideia da Gleice Pacheco, me arrisquei a escrever o livro).

Foram dois professores que auxiliaram e orientaram você em todo o processo de criação do seu livro. Como você vê a importância da “Educação”, num modo geral, para a formação de novos escritores?

A Educação transforma, desenvolve talentos, abre os olhos das possibilidades. Ela é a base formadora de cidadãos e, para o escritor não seria diferente. Através dos estudos, o senso crítico é ativado, as habilidades são modeladas. Como estudante de Pedagogia, acredito que a Educação é indispensável.

Como você se sente ao ver uma de suas poesias sendo lida pelos leitores?

Eu sinto que estou cumprindo a minha missão, o meu coração se enche de amor, alegria e satisfação. É emocionante!

Essa é uma pergunta que venho fazendo para todos os escritores que estou entrevistando. Brasileiro lê, em média, dois livros por ano e 30% da população nunca comprou um livro. Na sua opinião, o que falta para mudar esses números?

A leitura precisa promoção e valorização, de um trabalho fortalecedor para que a conscientização ocorra. Além da escola, a leitura pode ser trabalhada no seio familiar, onde essas raízes são construídas. O interesse também é determinante. Precisamos criar o hábito de ler!

Os livros se esgotaram na semana do lançamento do dia 09/10. Mas a boa notícia é que a segunda edição sairá no início de 2021!


LITERATURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *