Escritora Viviane de Cássia lança e-book "Partituras de Uma Vida"

Escritora Viviane de Cássia lança e-book “Partituras de Uma Vida”

Colunistas LITERATURA

No último dia 13 de agosto a escritora Viviane de Cássia lançou o e-book “Partituras de Uma Vida”, já disponível na Amazon.

Viviane de Cássia é escritora, poetisa, palestrante, educadora musical (piano clássico, teclado, flauta doce, canto e musicalização infantil), celebrante de casamentos. Membro da ALACAF – Academia de Letras e Artes de Cabo Frio. Publicou o primeiro livro em 1995. Em 2012 lançou o livro Menina Flor, sobre aborto e prostituição infantil. Participou de 15 antologias poéticas. Iniciou a trajetória literária em terras mineiras, na cidade das rosas – Barbacena, mas foi na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na cidade de Cabo Frio, que escolheu ancorar sua essência poética. Com mais de 5.000 poemas e crônicas, diversifica reflexões amenizando os dias e os desafios impostos pela arte de viver.

Confira a entrevista com a escritora Viviane de Cássia:

Conte-nos o que a motivou escrever “Partituras de Uma Vida”, e quais foram os principais desafios.

Partituras de Uma Vida é um perfeito reflexo de fragmentos peculiares desta essência preciosa denominada Arte de Viver. Por assim acreditar, iniciei um projeto, peça fundamental desta atuação cotidiana, onde registro, a cada dia, nas entrelinhas, um pouquinho de mim, resultando em dois trabalhos – CD com 9 poemas, e o e-book contendo 15 poemas. Minha verdadeira motivação, que antecipa a trajetória Partituras de Uma Vida, é a idealização do maior poema autobiográfico, que hoje contém 230 estrofes, onde intenciono entrar para o livro dos recordes, Guinness Book. Um dos maiores desafios desta obra foi sem dúvida, amenizar dias adversos, fazendo a caneta bailar como batuta, enquanto letras harmonizavam meus propósitos.

Qual o momento que mais a marcou enquanto escrevia Partituras de Uma Vida?


Um momento que me marcou em Partituras de Uma vida, foi a lembrança do que senti ao passar pela segunda vez pelo Museu da Língua Portuguesa, em 2015, antes do incêndio lamentável. A memória das vozes dos poetas que tanto amei em minha infância, que marcaram a descoberta da minha identidade literária. Fecho os olhos e ouço o som da voz de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e outros, de essência igualmente ímpar. Por peculiar lembrança, cito no poema Arte Indescritível, unida a outras memórias, um precioso verso que desnuda minha intenção: Bailar, mesmo em ruínas, é possível.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio desta obra literária?


Sempre acreditei na arte com propósitos específicos, desfrutado por cada apreciador; Falo de toda forma de expressão artística. Meu anseio é que a cada nova escrita, um coração seja alcançado, vidas sejam tocadas pelo leve, simples, verdadeiro, peculiar. Somos responsáveis por nossas escolhas, e escolho todos os dias, manter meu foco em tornar memorável a essência de Deus, através da arte confiada a mim. Da mesma forma que me emocionei ao ouvir poemas declamados por seus autores, anseio esta permissão; Que este sentimento incrível alcance o coração das pessoas que acreditam e admiram o meu trabalho, fazendo com que se sintam afetuosamente abraçados.

Além da participação em 15 Antologias, Viviane de Cássia é autora dos livros “Uma Luz em Sua Vida, Batalhas Vencidas”, “Menina Flor” e “Partituras de Uma Vida – e-book”.
O próximo trabalho a ser publicado será “Repensando a Educação”.


Por Renato Fulgoni


1 thought on “Escritora Viviane de Cássia lança e-book “Partituras de Uma Vida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *