ESPORTE – Atletas militares de 26 países se reúnem para competição no RJ

BÚZIOS CIDADES ESPORTE EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS RIO DAS OSTRAS RIO DAS OSTRAS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Mundial Militar de Orientação acontece na Região dos Lagos. Cerca de 300 atletas vão participar em Búzios, São Pedro e Rio das Ostras.

49o-campeonato-mundial-militar-de-orientacao

A Região dos Lagos do Rio recebe a partir deste fim de semana o 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação (49WMOC) do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). O evento militar acontece entre esta sexta-feira (18) e o dia 23 de novembro. Cerca de 300 atletas militares de 26 países, como França, Rússia e Alemanha, devem comparecer, segundo a organização.

49o-campeonato-mundial-militar-de-orientacao-2
49º Campeonato Mundial Militar de Orientação – Fotos: Tereza Sobreira / MD

As provas vão ser realizadas nos municípios de Armação de Búzios, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia. A competição está dividida em percursos médio (5Km) e longo (14Km), além de um percurso urbano pelo Centro de Búzios. As cerimônias de abertura e encerramento serão realizadas na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

A Orientação é um desporto individual ou de equipes que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por pontos determinados no terreno (postos de controle) descritos num mapa distribuído a cada concorrente momentos antes da competição. Para isso, é permitido aos atletas utilizarem bússola. A modalidade esportiva é muito praticada na Europa e se destaca por ser realizada em ambientes naturais.

49o-campeonato-mundial-militar-de-orientacao-1
Os países inscritos são Emirados Árabes Unidos, Áustria, Noruega, Suíça, Venezuela, Alemanha, Geórgia, Equador, Turquia, Bélgica, Polônia, Estônia, França, Lituânia, Rússia, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Chile, China, Letônia, Brasil, Eslovênia e Uruguai.

No sábado (19) e domingo, as competições iniciam na Avenida Petróleo e Gás, Km 2, Rio das Ostras (próximo à Zona Especial de Negócios), a partir das 8h30. Na terça, também a partir de 8h30, a prova acontece em Búzios, saindo da Praça Santos Dumont.

A Cerimônia de Abertura será nesta sexta, às 15h, e de encerramento na terça, às 15h30, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *