ESPORTE – Cabo Frio sedia simulado de triatlo

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES ESPORTE REGIÃO DOS LAGOS

Equipe LagosTri faz mais um treino preparativo para as principais competições da temporada

 

Uma das modalidades que mais crescem em número de praticantes no mundo, o triatlo tem em Cabo Frio um local privilegiado para a prática. Nos últimos anos, várias competições da modalidade foram realizadas na cidade. Mensalmente, uma equipe da região, a Lagos Tri, promove um simulado, que é um treinamento para competições futuras. Liderada por Luis Claudio Pereira dos Santos, a Lagos Tri participa de diversas competições no país.

O simulado deste mês acontece neste domingo (12), às 7h. O ponto de concentração dos atletas é em frente ao estacionamento do Lido, na Praia do Forte. Este treino consiste em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, medidas adotadas na categoria “sprint” do triatlo. O treinamento deste mês é voltado para a disputa de três competições que serão realizados no próximo fim de semana: o Aquathlon Estadual de Rio das Ostras, no sábado (18), com 2km de corrida, 750m de natação e mais 2km de corrida; o Duathlon Estadual de Rio das Ostras, no domingo, com 3km de corrida, 20km de ciclismo e mais 3km de corrida; e a 33ª edição do Triathlon do Exército, em Vila Velha (ES), no dia 19 de agosto. A prova é organizada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e terá em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, medidas adotadas na categoria “sprint” do triatlo.

A Lagos Tri está iniciando, também, um treinamento para atletas mirins. O simulado do aquatlo infantil deste domingo terá 50 ou 100m de natação e 800m de corrida. O evento é aberto aos triatletas de toda a região. Professor de Educação Física e amante da modalidade, Adrian Braga, o “Mano”, é um dos que está sempre presente nos simulados.

“A ideia é de estarmos juntos treinando, vem atletas de toda a região, até de Saquarema, e sempre varia o número de praticantes. Mas é uma forma de a gente, que treina, estar sempre preparado”, explicou Mano.

Para promover os simulados que acontecem mensalmente na Praia do Forte, a Lagos Tri conta com o apoio e a autorização da Prefeitura de Cabo Frio. Um esporte olímpico recente e com algumas variações “Triathlon” é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

A modalidade foi criada nesta forma atual na década de 1970, na Califórnia (EUA) e entrou no programa olímpico nos Jogos de Sydney (Austrália), em 2000. Nos Jogos Olímpicos, a distância percorrida é de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, exatamente o dobro da categoria “sprint”.

Além do triatlo, existem as variações duatlo (com distâncias em corrida, ciclismo e corrida); aquatlo (corrida, natação e corrida) e aquabike (mesclando natação e ciclismo). A entidade que organiza competições internacionais de triatlo e derivações é a International Triathlon Union (ITU), entidade à qual a CBTri é filiada.

Fonte Assessoria de Comunicção da Prefeitura de Cabo Frio






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *