Os fãs de beach soccer puderam acompanhar neste fim de semana uma grande programação da modalidade, na arena do 36º Fest Verão de São Pedro da Aldeia. Além das grandes finais, o desafio entre as equipes sub-20 de Flamengo e Botafogo abrilhantou o último dia de evento. A partida foi vencida pela equipe rubro-negra por 6 a 3, os times receberam troféus e medalhas. O Prefeito Cláudio Chumbinho e o subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, acompanharam o jogo. O 36º Fest Verão foi uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer.
“Agradeço à Federação de Beach Soccer do Rio de Janeiro pelo apoio nessa realização e aos presidentes do Flamengo e do Botafogo por terem cedido suas equipes para abrilhantar ainda mais as finais do 36º Fest Verão de São Pedro da Aldeia. Nossa cidade tem em sua raiz o amor pelo esporte, especialmente pelo futebol e beach soccer, os times representam seus bairros e mantêm viva essa tradição no município. Estamos fechando mais uma edição do Fest Verão com esse grande presente, agradeço a todos que nos ajudaram a realizar e parabenizo às Secretarias que se envolveram para que mais um evento desse certo e fosse concluído com sucesso”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.
A partida começou quente e cheia de rivalidade entre os times cariocas. Logo no início, em uma cobrança de falta, o Botafogo abriu o placar, com o jogador Roberto. Não demorou muito e o capitão rubro-negro, Thiago Dias, deixou tudo igual também cobrando falta. Enquanto a torcida do Fla comemorava, Gaguinho bateu colocado e virou o jogo para o rubro-negro, fazendo 2 a 1.
Já na segunda etapa, Balinha cobrou um pênalti sem chance para o goleiro alvinegro, aumentando a vantagem do Flamengo para 3 a 1. Após um rebote do goleiro, Mbappé acreditou até o fim do lance e recolocou o Botafogo no jogo, com 3 a 2. Mas a noite parecia mesmo do Flamengo, o estreante Matheus fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, deixando o marcador em 4 a 2 para o time da Gávea. Gustavinho e Balinha ainda marcaram para o Flamengo e Coutinho descontou para o alvinegro, fechando o placar em 6 a 3 para o Fla.
Vencedor do amistoso, o Flamengo Beach Soccer sub-20 é uma parceria com o Centro de Desenvolvimento Esportivo Geração. A equipe é comandada pelo treinador Anderson Rafael, conhecido como Cobrinha. O time sub-20 ficou em terceiro lugar do Campeonato Carioca 2019.
Autor de dois gols na partida, o ala Balinha é uma das promessas da equipe e já conta com passagem pela seleção brasileira sub-20. “Foi um jogo bom e muito equilibrado, parabéns a todos e obrigada à torcida, é sempre maravilhoso contar com esse apoio da galera”, disse Balinha.
Para o representante da Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro, Carlos de Andrade Dreux, é importante que a instituição participe dos eventos de beach soccer pelo Estado inteiro. “Em São Pedro da Aldeia sem dúvida, como força do interior, é importantíssimo que a Federação faça essa abertura e consiga melhorar essa parceria com a Prefeitura, para que a gente possa fazer, por exemplo, o Campeonato Carioca de beach soccer aqui na arena de São Pedro da Aldeia, no próximo ano. O apoio da população e da torcida fez com que a cidade se fortalecesse durante esses anos e mostrasse a força desse evento. Nada melhor do que a Federação poder agregar a sua força também”, afirmou.
Um dos iniciadores do beach soccer na Região dos Lagos, Daniel Costa, relembrou a luta para fortalecer a modalidade.
“Quando o beach soccer veio para a Região dos Lagos, nós tínhamos um sonho que era realizar um campeonato estadual, mas não com indicações, com representatividades municipais saídas de campeonatos locais, então começamos trazer o beach soccer por meio do estudantil. Trazíamos as crianças para participar, conhecer regras e disseminar e, com isso, perpetuar o esporte, para que ele se mantivesse durante os anos pela prática e conhecimento. Não fiz nada sozinho, foi trabalho em conjunto, nós queríamos que o esporte amador ganhasse um corpo, que deixasse de ser marginalizado e tivesse sua importância”, disse.
Fonte ASCOM/PMSPA
Por Luana Macêdo