ESPORTE – Museu do Surfe é reinaugurado com show e fãs do esporte em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES ESPORTE EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS

Evento de reabertura aconteceu no sábado (11) em Cabo Frio. Banda Surf City animou a cerimônia realizada na Praça da Cidadania.

Museu do Surfe foi reinaugurado no sábado na Praça da Cidadania (Foto: Divulgação/ SECOM Cabo Frio)

O Museu Internacional do Surfe foi reinaugurado com festa na noite de sábado (11) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O evento de reabertura aconteceu no prédio da Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal, onde o museu voltou a funcionar.

A cerimônia foi aberta ao público, que pôde ver relíquias, entre pranchas e outras peças, que contam a história do esporte e fazem parte do museu. A banda Surf City se apresentou no local e animou o evento.

“É uma vitória retornarmos a este espaço, de onde nunca deveríamos ter saído. É importante termos atrações que envolvam cultura, esporte e turismo, que vão impulsionar a economia da nossa cidade”, disse o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes.

O museu do surfe foi inaugurado em 2012 na Praça da Cidadania, mas não permaneceu aberto ao público e foi transformado no Centro de Artes Visuais do município. Em 2013, os itens foram guardados na casa de Telmo Moraes, dono do acervo exposto no museu. Somente em 2016 as peças foram levadas a um shopping local, onde estavam sendo mostradas para exposição.

Segundo a Prefeitura, o museu é o maior do gênero das Américas Latina e Central e o terceiro maior do mundo. Guarda relíquias que contam a história do surf mundial e também de grandes nomes da modalidade. Fazem parte do acervo filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros, troféus e pranchas. No total, são 823 pranchas de surf, body board e long board.

Banda Surf City animou a cerimônia de reinauguração do museu (Foto: Divulgação/ SECOM Cabo Frio)
Banda Surf City animou a cerimônia de reinauguração do museu (Foto: Divulgação/ SECOM Cabo Frio)

De acordo com Telmo Moraes, curador do espaço, o objetivo é fazer com que a população tenha acesso à história.

“É uma felicidade muito grande retornar ao espaço. Marquinho acreditou no projeto e todas essas peças estão de volta. Elas não poderiam ficar guardadas e, agora, Cabo Frio e o mundo poderão ter acesso a tudo isso”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *