EVENTO – BuZum! chega à Região dos Lagos com o novo espetáculo, Sabor de Vitória, sobre a alimentação saudável

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Circulando por diversas escolas do país, a peça apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, chega, gratuitamente, este mês,nas cidades atendidas pela ViaLagos com projetos sociais

 

A alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. A boa notícia é que aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. É o que mostra pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.

Espetáculo Sabor de Vitória – Foto de Milene Milan

Para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, que circula por todo o país em escolas públicas, leva a várias cidades o mais novo espetáculo sobre a alimentação saudável: Sabor de Vitória. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

A itinerância do BuZum! chegará este mês em cidades atendidas pela CCR ViaLagos com os projetos do Instituto CCR: São Pedro da Aldeia, nos dias 15 e 16 (quarta e quinta-feira), retornando no dia 23 (quinta-feira). Em Iguaba Grande nos dias 17 e 20 (sexta e segunda-feira) e em Cabo Frio as apresentações serão nos dias 21 e 22 (terça e quarta-feira). Depois o BuZum! segue para outros estados e cidades para completar 132 dias de apresentação, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

A itinerância pelas três cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR ViaLagos e acontece de até o mês de novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR.

Sobre o Instituto CCR

O Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

BuZum! em 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! completará oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Repertório

O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, * rotina no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, a cerca da alimentação saudável.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Ficha Técnica – Sabor de Vitória

Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Texto: Claudia Naoum

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Nilton Marques, Nina Rocha, Talita Azevedo, Geovana Oliveira, Fabíola Gonçales, Lívia Simardi e Rafael Souza.

Trilha sonora: César Maluf

Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing)

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira <casadalapa

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Juliana Christão

Produção de campo: Eduardo Paiva, Thiago Catelani e Leonardo Campos

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Santana.

Motorista: José Valério

Fotos: Alessandra Santiago

Direção administrativa: Jackson Iris

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

Serviço

Novo espetáculo do BuZum! “Sabor de Vitória”

Cidade: São Pedro da Aldeia

Dia: 15/8 (quarta-feira)

Local: E.M Antônio Rodrigues dos Santos

Endereço: Rua Silvino Pereira Damasceno, s/n°- Porto do Carro, São Pedro da Aldeia-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

Dia: 16/8 (quinta-feira)

Local: E.M Carlota Rocha da Silva

Endereço: Rua Odílio Joaquim Antunes, Ponta do Ambrósio, São Pedro da Aldeia-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

Dia: 23/8 (quinta-feira)

Local: E.M Flonete Alexandrino da Silva

Endereço: Estrada do Boqueirão- s/n°, Poço Fundo, São Pedro da Aldeia-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

Cidade: Iguaba Grande

Dia: 17/8 (sexta-feira)

Local: E. M. Therezinha Pedrosa

Endereço: Rua João Vasconcelos nº 46, Bairro Estação, (onde era o Colégio Cenecista) Iguaba Grande-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 – 14h50 – 15h30

Dia: 20/8 (segunda-feira)

Local: E.M. Cláudio Moacyr

Endereço: Rua N. Sra da Conceição s/n, Iguaba Pequena, Iguaba Grande-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 – 14h50 – 15h30

Cidade: Cabo Frio

Dia: 21 (terça-feira)

Local: Escola Municipal Maestro Rui Capdeville

Endereço: Av. Adolfo Beranger Júnior, nº1200, Guarani Cabo Frio-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

Dia: 22 (quarta-feira)

Local: Escola Municipal Manoel Mendes de Souza

Endereço: Av. Adolfo Beranger Junior, 3160, Jardim Nautilus, Cabo Frio-RJ

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Duração: 20 minutos.

Fonte – Assessoria de imprensa BuZum!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *