EVENTO – Cabo Frio tem programação cultural no feriado de Tiradentes

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS

Programação em peça e exposição de fotos; a Prefeitura espera receber cerca de 110 mil visitantes.

Espaço Charitas recebe mostra de fotos (Foto: Ascom Cabo Frio/Divulgação)

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, tem programação cultural no feriado de Tiradentes. Dentre as atividades estão a estreia da peça teatral “Antônio de Gastão: memória é trabalho”, no Museu de Arte Religiosa (Mart), e a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus. A Prefeitura espera receber cerca de 110 mil visitantes.

O espetáculo “Antônio de Gastão: memória é trabalho” leva uma nova proposta do teatro documentário, baseado em pesquisas sobre a vida e a obra do grande mestre Antônio de Gastão. Identidade, Memória e Cultura Popular são os temas apresentados, sob o olhar de Gastão e seus pesquisadores Ricardo Lima e Amena Mayal.

A peça complementa a exposição “Antônio de Gastão – 105 Anos de Arte Popular”, aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados de 14h às 18h. Os objetos expostos apresentam a forma de ver o mundo do mestre popular, pescador, poeta, escultor, músico e contador de histórias. A apresentação será nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 17h, no Mart, localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.

O Museu e Casa de Cultura Jose de Dome, o Charitas, também é outra opção com a exposição “Arte com Arte” do artista Paulo Luiz, que vai até o dia 3 de maio, além das exposições permanentes dos artistas José de Dome, Tiita Machado, Jean Guillaume Chico Tabibuia e Mudinho. O Charitas fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, no Centro, funcionando das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados, o funcionamento é de 14h às 20h.

Outra opção para o feriado é a exposição permanente do renomado fotógrafo Wolney Teixeira, no Forte São Mateus. As fotos mostram como era o Forte antes das obras de recuperação, em 1957, conservando seu aspecto original.

Além da exposição, é possível apreciar as instalações, os canhões e a vista paradisíaca da praia, além do acervo de fotos que contam parte da história do forte que protegia o litoral brasileiro no século XVII.

No forte, os visitantes podem consultar o dispositivo “Grande Cabo Frio”, que tem o mapa da cidade a partir da fundação, em 1615, quando Cabo Frio ocupava uma área geográfica correspondente à metade de todo o Estado do Rio de Janeiro; e mostra passo a passo como aconteceu o desmembramento das cidades a partir de 1619. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 17h.

Fonte G1/Inter TV


Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *