Caravana itinerante começa na terça-feira. Sessões são para alunos da rede pública.
De terça-feira (3) ao dia 18 de novembro as cidades de Rio Bonito, Saquarema, Iguaba Grande,Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, recebem o projeto BuZum!, que leva magia de do teatro de bonecos itinerante à alunos da rede municipal de ensino. Serão 72 sessões gratuitas do espetáculo Máquinas, que conta a história dos meios de transporte de forma lúdica e divertida
Em Máquinas, os bonecos criados pelo BuZum! contam uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, atravessando desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.
Criada por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, o espetáculo que ensina as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa conta com trilha sonora original assinada por César Maluf.
As histórias usadas pela trupe podem ser usadas pelos professores nas salas de aula. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos.
Repertório
O repertório da companhia tem oito peças para crianças: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.
Fonte G1/Inter TV