EVENTO – Exposição Estática de Aeronaves, em comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, chega em Búzios

ARARUAMA BÚZIOS CIDADES EVENTOS IGUABA SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil.

aeronave Esquilo UH-12 - 13

Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, serão realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 16 de abril, a aeronave Esquilo (UH-12/13) vai pousar na Praça D. Dita, em Búzios.

O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil. Estarão acessíveis à visitação, de 09h às 16h parte da frota de Super Lynx, Super Cougar, Esquilo e Bell Jet Ranger.
Ao final das apresentações nas cidades, no dia 21 de maio será realizada a festividade ‘Portões Abertos’ da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Neste dia, a população terá acesso livre à Organização Militar, quando terá a oportunidade de assistir demonstrações aéreas, exposição de viaturas anfíbias, demonstração de cães dos Fuzileiros Navais, atendimento médico e odontológico, dentre outras atrações.

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA

No dia 23 de agosto de 2016 a Aviação da Marinha do Brasil completará 100 anos de história. Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar.Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.

EM CASO DE MAU TEMPO, O EVENTO SERÁ CANCELADO

LOCAIS DE EXPOSIÇÃO
Dia 16/04: BÚZIOS
Esquadrão Responsável: HU-1
Aeronave: Esquilo (UH-12/13)
Local: Praça D. Dita
O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais. Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO”.

Dia 30/04: ARARUAMA
Esquadrão Responsável: HA-1
Aeronave: Super Lynx (AH-11A)
Local: Praça Menino João Hélio – Centro
O Esquadrão HA-1 foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das Fragatas classe Niterói, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios. Ao Esquadrão são atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, resgate e salvamento em alto-mar e transporte de feridos. As aeronaves AH-11A Super Lynx podem ser armadas com torpedos, bombas de profundidade e mísseis ar-superfície.

Dia 07/05: IGUABA GRANDE
Esquadrão Responsável: HU-1
Aeronave: Esquilo (UH-12/13)
Local: Praia da Lagoa “Popeye”
O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais. Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) – para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO”.

Dia 14/05: SÃO PEDRO DA ALDEIA
Esquadrão Responsável: HU-2
Aeronave: Super Cougar – (UH-15)
Local: Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro
O Esquadrão HU-2 foi criado em 1986 e dispõe das Aeronaves UH-14 Super Puma e UH-15 Super Cougar, estando capacitado para as mais diversas missões, em especial o Transporte de Tropa, Esclarecimento Aéreo, Lançamento de Paraquedistas e de Mergulhadores de Combate e Operações de Busca e Salvamento.

Fonte Assessoria Marinha do Brasil


Publicidade

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *