Expectativa de venda de flores no Estado do Rio aumenta em 60% com o início da primavera

Expectativa de venda de flores no Estado do Rio aumenta em 60% com o início da primavera

CIDADES ESTADO DO RIO

Com mais de 900 produtores, o Estado do Rio de Janeiro é o segundo lugar no raking do país no cultivo de flores.

Conhecida como estação das flores, é durante a primavera que as plantas saem do processo de dormência para entrar no processo vegetativo mais acelerado, por conta das altas temperaturas e da maior luminosidade, voltando ao seu vigor. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura é que haja um aumento de 60% no consumo de flores neste período, momento importante para recuperar o ano difícil que o setor atravessa em função da pandemia do novo coronavírus.

Com mais de 900 produtores, o Estado do Rio de Janeiro é o segundo lugar no raking do país no cultivo de flores. A Secretaria de Agricultura, por meio do programa Florescer, atende aos agricultores fluminenses, ajudando a compor todo o processo e melhorar a qualidade do produto.

  • No nosso estado são cultivadas diversas espécies e variedades, com destaque para a rosa, alstroemérias, crisântemos, gérberas e lírios. Nesta época do ano, ocorre a criação e renovação de jardins elaborados. É por isso que há uma perspectiva no aumento de venda tanto de planta ornamentais quanto de flores – afirma a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias.

Entre as principais regiões produtoras no Estado destacam-se a Região Serrana, com a floricultura de corte e clima temperado, e a Região Metropolitana, com a produção de flores tropicais de corte e plantas ornamentais. Juntas, concentram mais de 80% do total dos agricultores do setor.

Maior polo floricultor do Rio de Janeiro, Nova Friburgo reúne 200 agricultores em 230 hectares cultivados. Anualmente, o município chega a produzir mais de 6 milhões de maços de flores de corte. Plantando há mais de 20 anos na cidade, sr. Valdith conta que a sua produção foi reduzida durante a pandemia.

  • Estamos passando por um período complicado, o produtor precisou abandonar a sua produção por conta da redução nas vendas. E mesmo sem eventos, esperamos que na primavera o aumento na procura de flores volte a crescer – diz o produtor.

Tendo em vista que a floricultura é uma das atividades com grande impacto na economia do estado, além de ter enorme potencial de desenvolvimento, a Secretaria de Agricultura durante a pandemia atuou de diversas formas no sentido de apoiar o produtor, além de oferecer o Agrofundo Emergencial, crédito com juros baixos para ser utilizado em custeio da lavoura.

  • As flores trazem boa energia, alegria e dão ao ambiente um colorido especial. O setor se apresenta como extremamente importante para a economia do nosso estado, gera emprego, renda e apresenta um potencial enorme de desenvolvimento e crescimento. O trabalho da Secretaria de Agricultura, com apoio da Emater-Rio, segue intenso para manter os números da produção excelentes como o dos últimos anos. Destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Até o momento, 17 municípios foram contemplados com o financiamento, com 125 contratos deferidos, totalizando mais de R$ 1,3 milhão em recursos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *