Fábio do Pastel toma posse como presidente da Junta Militar de São Pedro da Aldeia

Fábio do Pastel toma posse como presidente da Junta Militar de São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Após cerimônia, foi realizada uma visita técnica na sede departamento, que passou por revitalização

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, assinou o termo de posse da presidência da Junta Militar do município nesta quarta-feira (9). A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura com juramento à bandeira e com a presença de autoridades militares e do executivo municipal. Após o evento, foi realizada uma visita técnica no espaço da junta, que passou por revitalização recentemente. A secretária do departamento, Fabiana Costa, também tomou posse do cargo na ocasião.

Durante a cerimônia, Fábio do Pastel reafirmou o compromisso com o serviço militar e se comoveu ao assumir o cargo. “É muito emocionante assumir hoje a presidência da Junta Militar onde me alistei anos atrás. Contribuir com o crescimento dos jovens do município é uma das prioridades da nossa gestão. Ao me tornar prefeito de São Pedro da Aldeia, coloquei meu tempo e energia à disposição da cidade e reafirmo: podem contar comigo para fazer a diferença em nossa cidade”.

Um dos participantes do evento foi o chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), o Tenente-Coronel Delcio de Deus Gulart, que apontou a importância dos cargos empossados. “Os municípios também têm participação com o serviço militar. Aproveito a ocasião para lembrar que o Brasil tem uma das maiores reservas mobilizáveis do mundo e isso influencia nas negociações nacionais e internacionais, agregando valor. O serviço militar é para toda a nação”.
Também estiveram presentes na cerimônia o comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho e o comandante da BAeNSPA, o Capitão de Mar e Guerra, José Fábio Carneiro da Silva. O comandante da Força ressaltou a representatividade da cidade junto à Marinha do Brasil. “É muito gratificante presenciar a emoção do prefeito ao assumir a presidência da Junta Militar. A cidade de São Pedro da Aldeia é muito querida por nós. Além de ser o local ideal para as atividades aéreas, também é um lugar muito agradável. O município teve, inclusive, maior número de voluntários de militares da reserva para atuação no programa nacional das escolas cívico-militares”, comentou. 
O delegado do Serviço Militar do Litoral, Antonio Roberto do Nascimento, o vice-prefeito Júlio Queiroz, o secretário de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cádmio e o sub-secretário da pasta, Diego Alves do Amaral, acompanharam a cerimônia. Também participaram da solenidade o chefe de gabinete, Moisés Batista, e a secretária auxiliar da junta do município, Kissia Carvalho.
Após assinatura dos cargos, a reforma da sede da Junta Militar, concluída nesta semana, foi vistoriada. Além da revitalização da área externa, foram executados serviços de manutenção e restauração do local. A Junta está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, próximo à sede da Guarda Municipal, no Centro da cidade. 

A secretária da junta, Fabiana Costa, enfatizou o parecer favorável da vistoria realizada na sede pelo delegado responsável pelo Serviço Militar do Litoral. “Recebemos avaliação nota 10. Todas as atividades estavam em dia. Foi elogiada a manutenção do espaço da junta, além de toda a equipe pelo trabalho prestado de atendimento à população. É um trabalho que sempre realizei com muito afinco e dedicação e é uma grande emoção ter a assinatura oficial do cargo. Continuamos prestando o melhor acolhimento possível para os moradores da cidade”. 
Alistamento A gestão municipal reforça que as inscrições para o alistamento militar obrigatório das Forças Armadas estão abertas para homens que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2021. O público tem até o dia 30 de junho para realizar o procedimento. Além da possibilidade de atendimento presencial na Junta Militar, o serviço pode ser realizado pelo site alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo do Exército brasileiro, assegurando as medidas de prevenção à Covid-19.O morador que não tiver acesso à internet deve procurar a Junta Militar aldeense, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, das 8h30 às 17h. É necessário apresentar os originais da Certidão de Nascimento, CPF, identidade e comprovante de residência (contas de água ou luz) com endereço do município, em nome dos pais ou avós, atualizados. Quem nasceu no ano de 2002 ou antes e ainda não se alistou deverá pagar uma multa para regularizar sua situação. Nesse caso, o cidadão deve entrar em contato com o órgão. O atendimento é realizado pela  secretária da junta, Fabiana Costa, por meio do número (22) 99212-4538 (WhatsApp) ou pelo email: fabiana-costa@outlook.com.

A Junta Militar ressalta que estar em dia com a documentação é fundamental para que o cidadão não tenha dificuldades ao buscar outros serviços, como a solicitação de passaportes. O não cumprimento das obrigações militares também impede de assumir cargos públicos, mesmo se aprovado em concursos e em matrículas no Ensino Superior, entre outros.Serviços da Junta MilitarA Junta Militar de São Pedro da Aldeia oferece outros serviços além do alistamento militar presencial. O local realiza atendimentos voltados a questões como emissão de certificados de dispensa de incorporação, atestado de desobrigação, verificação da situação militar, segunda via de documentos militares, retificação de dados e segunda via de certificado de reservista, entre outros. Também é feita a seleção dos candidatos, assim como o agendamento das datas que o candidato precisa comparecer pessoalmente para o processo.


ASCOM/PMSPA
Texto: Aline Torres Guimarães
Fotos: Robson Cruz


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *