Feira Literária atrai visitantes à Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Até sexta-feira (29), evento ficará aberto para visitação. Romances, livros infantis, poemas e biografias podem ser adquiridos no espaço 

Os fãs e amantes da literatura têm até esta sexta-feira (29) para aproveitar a programação da 1ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia, a FLISPA, que fica aberta das 9h às 17h na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Mais de 50 obras literárias, entre romances, antologias poéticas, crônicas e livros infantis, estão expostas no espaço e podem ser adquiridas pelos visitantes. A entrada é gratuita, mediante uso obrigatório de máscara de proteção facial. O evento é uma realização da empresa Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora, apoiada pela Lei Aldir Blanc e pela Secretaria Adjunta de Cultura.

Idealizador do evento, o poeta e escritor Renato Fulgoni destacou o sucesso da primeira edição da Feira em pouco mais de uma semana de inauguração. “Recebemos dezenas de visitantes de dentro e fora da cidade e também diversos escritores de outros municípios da região, que se interessaram em expor as suas obras aqui. Ficamos muito felizes com a excelente repercussão da Feira não só entre o público leitor, mas também no meio literário, através do apoio dos coletivos culturais e das academias de letras e artes da nossa região”, disse Fulgoni, autor da trilogia de suspense e mistério “O Livro dos Sonhos”.

Prestigiando os escritores locais, a presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande (AACLIG), Katia Regina Lima, esteve na Casa da Cultura e elogiou a iniciativa. “A Prefeitura é uma instituição fundamental para que esse tipo de evento aconteça e parabenizo São Pedro da Aldeia por permitir a realização dessa feira. Acredito que é uma iniciativa muito importante não só para a cidade, mas a Região dos Lagos e para todos os amantes da literatura”, destacou.

Talentos locais

Com o tema “Talento Local”, a FLISPA reúne mais de 10 expositores de São Pedro da Aldeia e região, que ganharam destaque especial com estandes para a exposição de seus livros na Casa da Cultura. Para as Com o tema “Talento Local”, a FLISPA reúne mais de dez expositores de São Pedro da Aldeia e região, que ganharam destaque especial com estandes para a exposição de seus livros na Casa da Cultura. Para as crianças, há opções de publicações para colorir e contos infantis ilustrados. Também há títulos para o público infanto-juvenil, feminino e adulto, como os livros de poesia, fantasia e autoajuda.

Na literatura local, entre os destaques estão a antologia poética “A Aldeia de Pedro – 404 Anos de São Pedro da Aldeia”, que reúne 21 poemas inéditos inspirados na vivência na cidade, e a autografia “Fest Verão de São Pedro da Aldeia – Do Lazer a Espetacularização dos Esportes de Praia”, que traz os fatos que marcaram as diversas edições do mais tradicional torneio esportivo praiano aldeense, do escritor André de Brito.

De apenas 23 anos, a escritora Nathalia do Amaral, autora da obra de ficção “O Mistério dos Clark”, é moradora há 20 anos de São Pedro da Aldeia e também integra o time de expositores. “Acredito que essa integração está sendo muito importante para nós escritores e para a valorização do nosso trabalho. Muitos autores da cidade eu não conhecia e passei a conhecer na feira. Além disso, também está sendo uma oportunidade de termos um contato mais próximo com o nosso público”, disse.

Quem comparecer à Casa da Cultura também poderá adquirir o livro “Abelhas.com”, da escritora, bióloga e meliponicultora Bia Fernandes. Com um texto claro, acessível e didático, a autora apresenta o universo das abelhas, os perigos que envolvem a sua hipotética extinção e a importância desses insetos na manutenção do ecossistema.

De Cabo Frio, a consultora técnica de plano de saúde, Yana Cavalcante, foi uma das visitantes que adquiriu a obra. “Achei o tema muito interessante. É um livro, pelo o que vi, bastante instrutivo, ilustrado e que traz uma mensagem de preservação das abelhas e do meio ambiente. Por isso, estou levando como presente para a minha afilhada de sete anos. Não conhecia a Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia e gostei muito desse espaço. A Feira está excelente”, ressaltou.

A programação da FLISPA conta ainda com uma exposição de placas biogrA programação da FLISPA conta ainda com uma exposição de placas biográficas dos membros fundadores da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e de títulos da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), e do coletivo cultural Flores Literárias.


ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Karoline Ferreira | Raíra Morena


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *