Feira Literária de Rio Bonito terá experiências interativas e imersivas sobre fontes de energia usadas no Brasil e no mundo

Feira Literária de Rio Bonito terá experiências interativas e imersivas sobre fontes de energia usadas no Brasil e no mundo

CIDADES ESTADO DO RIO LITERATURA LITERATURA REGIÃO DOS LAGOS

Ação será realizada em frente ao Clube Motorista Futebol Clube das 8h às 18h deste sábado (2).

Duas experiências interativas e imersivas gratuitas sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo farão parte das atividades da Feira Literária de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio, neste sábado (2).

Van Experience é um veículo adaptado com equipamentos interativos e recursos audiovisuais, além de ferramentas de inclusão e acessibilidade — Foto: Divulgação/Enel

A ação será realizada das 8h às 18h, na Rua Major Bezerra Cavalcante 460, no Centro, em frente ao Clube Motorista Futebol Clube.

As iniciativas Van Experience e Nave Enel são oferecidas pela concessionária de energia Enel, que atende a cidade. Os interessados em participar deverão se inscrever em uma lista de presença disponível no local do evento e escolher o melhor horário para a visitação.

A Van Experience é um veículo adaptado com equipamentos interativos e recursos audiovisuais, além de ferramentas de inclusão e acessibilidade. A proposta, segundo a empresa, é proporcionar uma experiência única e inovadora, apresentando aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo.

A unidade propõe uma série de atividades: jogos, vídeos interativos em telas touch, quadro de realidade aumentada e até um dispositivo de geração de energia solar, localizado no teto da Van, que pode ser monitorado pelos visitantes de dentro do veículo. Além disso, o espaço conta com um mapa tátil onde todos os visitantes, incluindo pessoas com deficiência visual, poderão visualizar o mapa do Brasil, com suas usinas hidrelétricas, solar e eólicas sinalizadas.

Outras ferramentas de inclusão e acessibilidade, como uma rampa de acesso, audiodescrição, legendas para os vídeos, parede tátil e fones antirruído, também estarão disponíveis para que a experiência seja confortável e inclusiva para todos.

Durante a visitação da Van Experience os participantes também vão poder trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras de LED que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para troca por até duas lâmpadas por unidade consumidora. Já a Nave Enel é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D.

Com foco no consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia. A Nave oferece ferramentas atrativas e interativas, além de atividades educativas e conteúdos sobre desenvolvimento sustentável e eficiência energética. Durante a atividade, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes e cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel.

A Feira Literária de Rio Bonito tem entrada gratuita e é uma realização da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação do município. Esta primeira edição será direcionada aos alunos das escolas municipais da rede de ensino, que contempla cerca de oito mil estudantes.

Feira Literária de Rio Bonito

 A primeira “Feira Literária de Rio Bonito”, um evento recheado de atrações ligadas a educação, cultura, e lazer, com o intuito de estimular a criatividade, como também, incentivar a leitura de crianças, jovens e adultos. Com o tema “Um Tear de Histórias”, a FLIRB é promovida pela Prefeitura de Rio Bonito, por meio da Secretaria de Educação, e acontece no dia 02 de julho, no Motorista Futebol Clube, das 08h às 18h. A primeira edição é direcionada apenas para os alunos das escolas municipais, que tem entrada gratuita.

A programação está repleta de apresentações culturais das escolas municipais, onde alunos e professores vêm trabalhando temas que envolvem o universo da história e cultura locais, literatura brasileira e seus encantos por meio da leitura.

Além de oficinas, a feira vai contar com stands de editoras, ônibus e fusca literários, além de espetáculos teatrais. A Cia Ciclomáticos vai apresentar a peça “Antes que o galo cante”, que aborda a história de uma gata e um sabiá, e suas dificuldades na vida. Durante o evento, o cantor Andrezinho Shock fará uma roda interativa com os alunos de 6º ano 9º Ano, os convidando a abraçar o papo sobre temas atuais e pertinentes ao universo adolescente.

A Cia Mimos Brasil vai apresentar três espetáculos. A peça “Passarinhando” é um musical cantado que propõe brincadeiras, músicas, histórias, mímica e poesias sobre pássaros. Já a peça “Histórias para Boi Dormir” conta a história de um simpático boi que não deixa sua amiga dormir com seus insistentes mugidos.  A última apresentação da companhia é a peça “Pérolas Negras”, que traz o enredo das manifestações culturais do continente africano em forma de música.

A apresentação da Lacraia’s Produções, em “Ladrão que rouba Ladrão”, mostra a vida conturbada de um jovem escritor que vive atormentado com a insistente presença de Beatriz, a mulher, criada por sua imaginação e que mais tarde se mostra real.

SERVIÇO

1ª Feira Literária de Rio Bonito – FLIRB
Data:
 02 de julho de 2022
Local: Motorista Futebol Clube
Endereço: R. Maj. Bezerra Cavalcante, 460 – Centro, Rio Bonito
Horário: 08h às 18h – Entrada gratuita direcionada aos alunos das escolas municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *