A medida vale apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19
As aulas presenciais na rede de ensino privada poderão ser retomadas a partir do dia 14 de setembro, e na pública, inclusive nas unidades de ensino superior, no dia 05 de outubro. É o que determina o novo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (19/08). A medida vale apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

Ainda de acordo com o decreto, estão autorizados, a partir desta quinta-feira (20), o funcionamento e a reabertura de estabelecimentos culturais somente para as regiões da Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste, Norte e Serrana (bandeira amarela).
Para as salas de cinema, está prevista a retomada parcial com 40% das ocupações ou 2 metros de distanciamento, além do cumprimento de todos os protocolos sanitários desenvolvidos pela Federação Nacional Das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), e aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Saúde.
Já as salas de teatro, de concertos e centros culturais poderão abrir com 1/3 das ocupações dos espaços, desde que respeitadas as orientações e as normativas segundo o Protocolo de Segurança Sanitária elaborado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).
Restrições mantidas
Até o dia 4 de setembro seguem suspensas a realização de eventos com a presença de público, como evento desportivo com público, show, feira, evento científico, comício, passeata, além da permanência, pela população, nas praias, lagoas, rios e piscinas públicas.
Também é obrigatório o uso de máscaras de proteção respiratória em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais.
Funcionamento mantidos
O decreto mantém a recomendação às prefeituras fluminenses de reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade, em horários específicos para evitar aglomerações. Os municípios têm autonomia para manter suas determinações e regras.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Últimas Notícias
- PM prende 2 homens com 5.059 pinos de cocaína, maconha e simulacro de espingarda em BananeirasDe acordo com a Políciai Militar, na quinta-feira (30), o GAT II de 3ª CIA – ARARUAMA, quando em patrulhamento teve a atenção voltada para 2 suspeitos, que estavam em local de venda e consumo de drogas no bairro Bananeiras, Araruama – RJ
- Carteira Nacional do Artesão pode ser renovada no Centro de Informações Turísticas de São Pedro da AldeiaPara oferecer a renovação assistida, equipe da Secretaria Municipal de Turismo passou por capacitação
- Sisu do 2º semestre: prazo de inscrição termina nesta sextaPrograma seleciona, com base na nota do Enem, alunos para instituições de ensino públicas. Inscrições devem ser feitas até 23h59 de hoje por meio da página do programa.
- Dois suspeitos ficam feridos após perseguição policial em Rio das OstrasDe acordo com a PM, os homens estavam em uma moto e sacaram uma arma contra os policiais, que revidaram e balearam os suspeitos.
- Feira Literária de Rio Bonito terá experiências interativas e imersivas sobre fontes de energia usadas no Brasil e no mundoAção será realizada em frente ao Clube Motorista Futebol Clube das 8h às 18h deste sábado (2)