Justiça concede habeas corpus para ex-prefeito de Arraial do Cabo, RJ, Renatinho Vianna

Justiça concede habeas corpus para ex-prefeito de Arraial do Cabo, RJ, Renatinho Vianna

ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Renato era considerado foragido por suspeitas de participar de uma organização criminosa responsável por invasões e exploração de terrenos no Parque Estadual Costa do Sol.

A Justiça aceitou o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-prefeito de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, Renatinho Vianna. Ele era considerado foragido por suspeitas de participar de uma organização criminosa responsável por invasões e exploração de terrenos no Parque Estadual Costa do Sol.

Renatinho Vianna, ex-prefeito de Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV

O habeas corpus foi concedido pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio.

O ex-prefeito estava foragido desde o dia que a operação Parque Livre foi deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil, no fim de agosto.

Em um trecho da decisão, o desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado explicou que, como Renatinho já não exerce função pública, a prisão não seria proporcional ou adequada. Ainda segundo o desembargador, se for o caso, o ex-prefeito seja proibido de se comunicar com os outros acusados.

Em nota, a Promotoria de Justiça de Arraial do Cabo informou que com a decisão do desembargador, a prisão do ex-prefeito foi revogada.

Com isso, não há mais mandado de prisão contra Renatinho.

Ainda segundo a Promotoria, das pessoas denunciadas, três continuam foragidas.

A defesa de Renatinho Vianna não se pronunciou sobre a decisão.

No dia 27 de agosto deste ano, a operação Parque Livre cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão e outras medidas cautelares nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que praticava crimes ambientais.

De acordo com o MPRJ, o grupo praticava os crimes de parcelamento irregular do solo urbano, resistência qualificada, prevaricação e falsidade ideológica.

Ao todo, 12 pessoas eram alvo da operação, sete delas foram presas.

Entre os suspeitos de participação estão funcionários públicos, políticos, policiais militares, bombeiros, responsáveis pelo Inea e pelo Parque Estadual da Costa do Sol.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *