JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ – A falta de convívio entre os jovens

CIDADES Colunistas JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ

 

Convívio social ou tecnológico?

Por Wagner Muniz

Os adolescentes brasileiros passam cada vez mais tempo hipnotizados pelos seus dispositivos móveis, aparelhos eletrônicos, midiáticos e tecnologias. Uma pesquisa realizada pela Amdocs em dez países aponta que os jovens entre 15 e 18 anos do país não desgrudam do celular: 64% costumam checar as redes sociais assim que acordam.

“O brasileiro é um povo que gosta muito de novidade. Hoje, os jovens têm mais opções, já que existem várias plataformas diferentes. A gente vê um movimento de crescimento, que só tem aumentado”, afirma Kan Wakabayashi, diretor da Amdocs Brasil.
Uma prática muito comum dentre os jovens e pessoas de diversas idades é que, na maioria das vezes deixamos de viver e priorizar o momento para ficarmos conectados: postando ou editando selfies no Instagram, checando o Facebook, narrando o dia a dia no Twitter, fazendo publicações humoradas no Snapchat ou simplesmente assistindo vídeos no YouTube ou séries na Netflix. Contudo, a problemática da questão é, quando isso deixa de ser diversão e torna-se fissura, vício ou dependência. Tais excessos podem provocar crises de ansiedade e colocar a saúde mental em risco, temos de saber o momento no qual devemos reduzir o acesso às plataformas midiáticas, de forma que, isso não comprometa o convívio e a socialização com as pessoas que nos cercam.


A “vida perfeita” compartilhada nas redes sociais faz com que os jovens desenvolvam expectativas irreais sobre suas próprias vivências. Não à toa, esse perfeccionismo atrelado à baixa autoestima pode desencadear sérios problemas de ansiedade. As redes sociais são mais viciantes do que álcool e cigarro – é o que diz a pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem. E, dentre elas, o Instagram foi avaliado como a mais prejudicial à mente dos jovens.


Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. É mais do que comprovado o poder de influência de comportamentos e exemplos durante a formação de uma criança e adolescente. Todo o círculo social em volta desses jovens acaba servindo de referência para as ações em seu dia a dia. Nem sempre as campanhas de conscientização conseguem impactar e reverter na prática esse contexto. É quando se faz necessário o reforço nos ambientes escolares e familiares para instruir e acompanhar os jovens no seu desenvolvimento como cidadão.


Por fim, cabe enfatizar que, tão importante quanto o convívio familiar, o convívio social colabora ao desenvolvimento saudável do adolescente, sobretudo por ser a fase da adolescência o período no qual que os jovens começam a ampliar suas relações sociais, a compartilhar experiências e a participar mais ativamente da vida em sociedade. Inclusive, a convivência social e em comunidade configura-se legalmente entre os direitos garantidos e previstos ao público infanto-juvenil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois é considerado indispensável à construção de seus aspectos pessoais e cidadãos.

SIGA O WAGNER MUNIZ NO INSTAGRAM – CLICK NA IMAGEM ABAIXO




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *