JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ – O Esporte como Ferramenta de Educação

CIDADES Colunistas JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Por: Wagner Muniz

Para obtermos uma vida saudável e equilibrada, devemos ter alguns hábitos inseridos à nossa rotina, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Neste segmento, as atividades esportivas ganham um destaque especial. Isso porque elas ajudam a manter o físico em ordem e ainda promove uma ótima sensação de bem-estar, que melhora a produtividade e a qualidade de vida da pessoa em todos os aspectos.

De acordo com o art. 4º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Conforme citado acima, devemos nos mobilizar e zelar para que esses direitos sejam colocados em prática como políticas públicas.

No segundo semestre de 2017, os alunos do Grêmio Estudantil do CIEP 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo, situado no centro de São Pedro da Aldeia, promoveram diversas atividades e práticas esportivas através do evento chamado “Olimpíadas 146”, tendo por intuito a melhora das relações sociais. Além disso, a direção escolar acolheu a inciativa de boa-fé e os parabenizou pela excelente forma de inclusão social, ao permitir oportunidades iguais de participação independentemente de gênero, raça ou habilidade.

Na final das Olimpíadas 146, alguns professores e as diretoras da escola utilizaram-se da relação teoria/prática e participaram dos jogos esportivos, fizeram dois times e competiram na modalidade do vôlei. A realização de atividades extracurriculares que integram os alunos possibilita que eles possam tornar-se um discente mais participativo e proativo, tanto no âmbito escolar quanto fora dele. Na prática, por meio do esporte, e através do companheirismo, os alunos redescobriram valores e perceberam que somos um só time jogando em prol da educação.

Na educação, a prática esportiva (que é um método não convencional) ajuda crianças e jovens na integração, capacitando-os a lidarem com suas necessidades, desejos, expectativas e com as dos outros também. O esporte é um instrumento pedagógico, que se integra às finalidades gerais da educação: desenvolvimento das individualidades, formação para a cidadania e orientação para a prática social. A escola deve integrar e incluir os alunos, abraça-los e incentivá-los, e não oprimi-los por uma nota baixa. Todavia, o CIEP 146 é a comprobação de como tais práticas pode resultar um bom rendimento.


Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *