Laguna de Araruama, RJ, entra em defeso e pesca é proibida até 31 de outubro

Laguna de Araruama entra em defeso e pesca é proibida até 31 de outubro

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO CABO FRIO CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Atividade pesqueira fica proibida na laguna para permitir a reprodução e crescimento das espécies nativas

A Laguna de Araruama, maior complexo lagunar de água salgada do mundo, entrou no período de defeso neste sábado (1º). A pesca fica proibida na laguna até 31 de outubro para permitir a reprodução e crescimento das espécies nativas. O defeso foi instituído pelo governo federal em 2013.

No período de 3 meses, pescadores artesanais profissionais com cadastro regular no INSS recebem um auxílio de um salário mínimo (R$ 1.045), chamado de “seguro defeso”.

Todas as modalidades de pesca ficam proibidas, no período, nas cidades banhadas pela laguna; são elas Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

A fiscalização do defeso será feita pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com os agentes dos municípios que margeiam a lagoa.

Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades como multa, detenção e a perda de equipamentos de pesca. Denúncias podem ser feitas às guardas ambientais e à Polícia Ambiental.

Veja outras notícias da região no Facebook

Com informações do G1 Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *